Detetados mais 18 casos de monkeypox em Portugal. Total sobe para 391

Mais 18 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox foram confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 391 o total em Portugal, de acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde.

Detetados mais 18 casos de monkeypox em Portugal. Total sobe para 391

Mais 18 casos de infeção humana pelo vírus monkeypox foram confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 391 o total em Portugal, de acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde. A maioria das infeções até agora notificadas foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, existindo já casos nas restantes regiões do continente e na Região Autónoma da Madeira, realça a DGS na informação disponibilizada no seu ‘site’.

Todas as infeções po4 monkeypox confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, a maioria com menos de 40 anos, refere, adiantado que todos os casos identificados mantêm-se com acompanhamento clínico e estão estáveis.

Pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa

De acordo com a DGS, uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional, refere a autoridade de saúde, acrescentando que continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS