Deputado acusado de racismo após falar sobre «ciganos romenos no Porto»

Comissão Contra a Discriminação Racial condenou o deputado municipal do Porto David Ribeiro devido a um comentário racista

Deputado acusado de racismo após falar sobre «ciganos romenos no Porto»

António David Ribeiro dos Santos, deputado municipal do Porto, foi multado em cerca de 500 euros pela prática de discriminação racial, confirmou esta sexta-feira a associação SOS Racismo, através de um comunicado. A Comissão Contra a Discriminação Racial condenou o deputado e ainda exige que o político se demita imediatamente.

LEIA MAIS: Ataque ao autocarro de adeptos de Barcelos do Benfica: «Vivemos momentos de terror»

Em causa está uma publicação de David Ribeiro no Facebook, no dia 22 de julho de 2018, na qual o deputado escreveu um texto cujo título é «Ciganos romenos no Porto».

«O SOS Racismo foi notificado da decisão proferida pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), da condenação do deputado à Assembleia Municipal do Porto, António David Ribeiro dos Santos, na coima de 428,80 euros, pela prática de atos de discriminação racial, sob a forma de assédio», pode ler-se na referida nota.

«O silêncio já não é admissível»

A publicação discriminatória partilhada pelo político, posteriormente eliminada das redes sociais, descrevia uma situação em que «um grupo de 20 a 30 romenos, maioritariamente mulheres e jovens» que criou alegadamente «um autêntico martírio aos residentes e comerciantes da zona» ao furtar supermercados e ao deixar lixo nas ruas.

«Não, não sou racista nem xenófobo, mas sou declaradamente contra quem recusa qualquer tipo de ajuda social e prefere continuar a viver da mendicidade e do pequeno furto e continuar a dormir em jardins públicos conspurcando os terrenos que são de todos nós. Qual é a solução? Não sei se alguém sabe, mas há que refletir sobre a situação e encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos», podia ler-se no final do texto publicado pelo deputado.

«É particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos», destaca a associação exigindo que o deputado «assuma as consequências dos seus atos e deixe, imediatamente, de exercer as funções de deputado à assembleia municipal do Porto».

VEJA AINDA: Racismo nas forças de segurança tem de ser verificado “até ao limite”

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS