Criança sugada em piscina de hotel sobrevive mas fica sem intestinos

Um acidente grave numa piscina desprendeu órgãos e pele a uma criança. Já adolescente, precisa de três milhões de euros para cirurgias urgentes.

Salma Bashir tinha cinco anos quando a sua vida mudou radicalmente. Estava de férias com a família no Egito e teve um acidente na piscina do hotel. A mãe estava a vigiar o irmão mais velho na piscina de adultos e a menina estava na de criança, onde tinha pé e não corria risco de afogamento. Contudo, ficou presa por uma válvula de sucção. A pressão sofrida foi tão forte que pele e órgãos da zona abdominal se desprenderam. «Só me sentei na piscina e depois deixei de me conseguir mexer. A pressão era muito grande. O meu pai tentou tirar-me, mas não conseguiu. Precisou de pedir ajuda», explicou Salma.

LEIA DEPOIS
Patrícia Silva detida após agredir bebé de quatro meses [vídeo]

Mãe da criança pensou que «o intestino desprendido era tecido do fato de banho»

Em entrevista a um canal de televisão americano da Pensilvania, localidade onde mora a família, a mãe, Dena, recordou o dia da tragédia. «Ela tinha um fato de banho vermelho e no início pensei que o intestino delgado que se tinha desprendido era o tecido do fato de banho. Só quando a transportavam é que percebi que um socorrista levava o intestino nas mãos e fora do corpo». Salma Bashir foi operada e a cirurgia salvou-lhe a vida. Um ano depois do acidente, foi submetida a um transplante de intestino delgado, mas o seu corpo rejeitou o novo órgão e os médicos tiveram de extrair o intestino grosso e a vesícula biliar.

Salma não pode comer sólidos e vive com uma bolsa de colostomia

Salma Bashir, agora com 16 anos, não pode comer sólidos e vive com uma bolsa de colostomia. O seguro de família não cobre as cirurgias de que necessita para poder voltar a alimentar-se e ganhar qualidade de vida. «O mais sinto falta é de poder mastigar e saborear comida. Apesar de me alimentar com vitaminas e tudo o que preciso por sonda, tenho a sensação constante de fome», disse Salma. A família Bashir precisa de três milhões de euros para as cirurgias necessárias e que envolvem novo transplante de intestino delgado e grosso.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 15 de junho
Só 7% das praias portuguesas estão limpas e livres de poluição
Cabo Verde eletrocuta cães com cabo de 380 volts introduzido no ânus

Impala Instagram


RELACIONADOS