Covid-19: Como o vírus se espalha num supermercado [vídeo]

Vídeo mostra como as partículas expelidas quando alguém tosse, espirra ou fala são transportadas pelo ar e transmitem a covid-19.

Universidade Aalto, Instituto Meteorológico Finlandês, Centro Técnico de Investigação da Finlândia e Universidade de Helsínquia investigaram como as partículas expelidas quando alguém tosse, espirra ou fala são transportadas pelo ar. A simulação em vídeo deixa perceber a potência e o tempo em que o vírus que provoca a covid-19 perdura e se transmite num supermercado. Neste cenário, quando alguém tosse num corredor de prateleiras, as partículas avançam para lá esperado. E pode mesmo permanecer no ar cerca de, pelo menos, seis minutos.

LEIA DEPOIS
Portugal com 435 mortos e 15.472 infetados pelo novo coronavírus

Quem tenha covid-19 pode tossir e seguir caminho, mas as partículas permanecem

«Alguém com a coviud-19 pode tossir e afastar-se, mas deixa partículas aerossóis que contêm o novo coronavírus. As partículas podem atingir facilmente as pessoas que estejam próximas», explica Ville Vuorinen, professor da Universidade Aalto. «O Instituto Meteorológico Finlandês recomenda que as pessoas com sintomas [já amplamente divulgados] fiquem em casa e mantenham distância social segura», solicita outra especialista, Jussi Sane.

LEIA MAIS
Voluntários ajudam família infetada pelo novo coronavírus em Vila Pouca de Aguiar

Impala Instagram


RELACIONADOS