Covid-19: Vacinados podem deixar de usar máscara, alerta CDC

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças reviram as duas diretrizes para pessoas totalmente vacinadas e permitem que a máscara deixe de ser obrigatória quer ao livre quer na maioria dos ambientes fechados. Conheça as exceções.

Covid-19: Vacinados podem deixar de usar máscara, alerta CDC

Quem já foi totalmente vacinadas contra a covid-19 não precisa de usar máscaras ou praticar o distanciamento social em zonas ao ar livre ou mesmo em ambientes fechados. Existem algumas exceções como aviões, autocarros, hospitais ou prisões.

“A população completamente vacinada pode começar a fazer as coisas que parou de fazer por causa da pandemia”, disse Rochelle Walensky, diretora norte-americano do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças, durante um briefing na Casa Branca. “Todos aguardávamos por este momento em que podemos ter um pouco mais de normalidade“.

Walensky sublinha que os dados científicos indicam que a população plenamente vacinada. “Qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode participar em atividades internas e externas, grandes ou pequenas, sem usar máscara ou respeitar o distanciamento físico”, disse .

A agência de notícias France-Press anuncia ainda que as autoridades de saúde vão levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para quem tenha sido vacinado totalmente.

A diretora usou três estudos para justificar a recomendação do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças – um de Israel e outros dois dos Estados Unidos – que mostram a eficácia da imunização.

O estudo realizado em Israel foi publicado no Journal of the American Medical Association e mostra que a vacina foi 97% eficaz contra a covid-19 sintomática e 86% eficaz contra a infeção assintomática em mais de 5 mil profissionais de saúde.

LEIA AINDA
Covid-19: Segunda fase com centros de vacinação rápida, farmácias e 'website', revela Gouveia e Melo
Covid-19: Tem mais de 30 anos? Saiba quando começa a ser vacinado
Foi durante a 20.ª reunião entre políticos e peritos que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo deixou mais algumas indicações sobre o plano de vacinação. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS