Covid-19: Vacinação com o «acelerador a fundo», diz Gouveia e Melo

O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está com o “acelerador a fundo”, incluindo em Lisboa e Vale do Tejo, onde a situação epidemiológica é mais grave, disse hoje o coordenador do plano nacional, Gouveia e Melo.

Covid-19: Vacinação com o «acelerador a fundo», diz Gouveia e Melo

O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está com o “acelerador a fundo”, incluindo em Lisboa e Vale do Tejo, onde a situação epidemiológica é mais grave, disse nesta quinta-feira o coordenador do plano nacional, Gouveia e Melo. “Estamos com o acelerador a fundo, não conseguimos acelerar mais porque, para a acelerar mais, é preciso haver mais vacinas. E as vacinas não dependem de nós”, disse. E reforçou: “Todas as vacinas que chegam a território nacional são imediatamente inoculadas, havendo uma reserva mínima que tem de ser mantida para as segundas doses e para, se houver uma falha de fornecimento, não comprometermos as segundas doses.”

Henrique Gouveia e Melo encontra-se de visita à Região Autónoma da Madeira, onde hoje foi alcançada a marca de 200 mil vacinas administradas contra a covid-19, já com mais de 87 mil pessoas com a vacinação completa e 112 mil com a primeira dose, num total de 175 mil ilegíveis.

Vacinação de 70% da população até poderá acontecer em julho

O coordenador da ‘task force’ alertou para alguns incumprimentos dos fornecedores em termos de datas e quantidades de vacinas, vincando que “essas coisas já acontecem há bastante tempo”, mas mantém o mês agosto como meta para atingir a inoculação de 70% da população portuguesa. “Significa que a nossa margem de erro, neste momento, são 15 dias para a frente, se correr tudo muito bem, ou 15 dias para trás, se continuarem as expectativas de alguns atrasos nas entregas das vacinas”, disse, reforçando: “Posso dizer que a data de 08 de agosto é a data intermédia, em que pode andar duas semanas para trás ou duas semanas para a frente, com os dados que temos hoje”.

O vice-almirante Gouveia e Melo reafirmou que Portugal tem capacidade para vacinar no mínimo 100 mil pessoas por dia e, em esforço, até 140 mil, mas o processo está sempre depende do número de vacinas. “O plano nacional tenta trazer à população portuguesa toda, de forma equilibrada, uma percentagem elevada de vacinação. Se nós vacinarmos mais uma área que outra, o vírus vai procurar a área menos vacinada”, explicou, sublinhando que “não é uma boa estratégia deixar bolsas por vacinar”.

LEIA AINDA
Covid-19: Gouveia e Melo defende aquisição da vacina russa em caso de aval da EMA
Covid-19: Maiores de 18 anos começam a ser vacinados já em julho
No Parlamento, Gouveia e Melo explica que os problemas que têm acontecido na vacinação (com alguns dias bem abaixo do expectável) não aparecem “por falta de capacidade dos nossos sistemas”, mas antes porque não existem “vacinas suficientes”. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS