Covid-19: ‘Task force’ diz que 82% dos reclusos já estão vacinados

Mais de 80% dos reclusos já estão vacinados contra a covid-19, anunciou hoje a ‘task force’, adiantando que estão a ser feitos esforços para inocular rapidamente os que faltam, em duas prisões onde o processo estava mais atrasado.

Covid-19: 'Task force' diz que 82% dos reclusos já estão vacinados

“Tirando alguns reclusos que já foram infetados e recuperados e têm cumprido as regras, já temos 82% de reclusos [vacinados]”, disse o coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação contra a covid-19 numa audição por videoconferência no parlamento a pedido do PSD. Segundo o vice-almirante Gouveia e Melo, é uma “grande taxa de cobertura. Se descontarmos os recuperados e alguns casos em que não estão elegíveis para vacinação estaremos quase nos 100 por cento” de reclusos vacinados.

Henrique Gouveia e Melo adiantou que há dois estabelecimentos prisionais “mais atrasados”, mas que estão a ser feitos esforços no sentido de os reclusos “serem rapidamente inoculados também”. Além da população prisional, o coordenador da ‘task force’ disse que há outros grupos que constituem uma preocupação, como os migrantes.

Mais de 100 mil por dia na última semana

“Todos esses grupos mais desfavorecidos passam também a ser uma preocupação elevada para nós, não só porque ao serem desfavorecidos precisam da nossa proteção, mas porque também acabam por ser vítimas e são concentradores desses focos epidemiológicos que nós também devemos combater”, salientou.

Segundo o relatório semanal da vacinação divulgado pela DGS, 2.947.718 pessoas já têm a vacinação completa e 4.688.551 foram vacinadas com a primeira dose, o que equivale a 46% da população. Nos últimos sete dias, foram administradas 720.121 vacinas contra o vírus SARS-CoV-2, adianta ainda o relatório. No total, Portugal recebeu 8.604.606 vacinas contra a covid-19, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação e pelas regiões autónomas 7.566.600 doses.

LEIA AINDA
Covid-19: Segunda fase com centros de vacinação rápida, farmácias e 'website', revela Gouveia e Melo
Covid-19: Maiores de 18 anos começam a ser vacinados já em julho
No Parlamento, Gouveia e Melo explica que os problemas que têm acontecido na vacinação (com alguns dias bem abaixo do expectável) não aparecem “por falta de capacidade dos nossos sistemas”, mas antes porque não existem “vacinas suficientes”. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS