Covid-19: Surto com 14 infetados em lar de Sobral de Monte Agraço

Um surto de covid-19 com 14 infetados foi detetado num lar privado da freguesia de Santo Quinto, no concelho de Sobral de Monte Agraço, disse hoje fonte da delegação de saúde pública.

Covid-19: Surto com 14 infetados em lar de Sobral de Monte Agraço

Um surto de covid-19 com 14 infetados foi detetado num lar privado da freguesia de Santo Quinto, no concelho de Sobral de Monte Agraço, disse hoje fonte da delegação de saúde pública. Os 14 infetados são funcionários e utentes, alguns dos quais apresentam sintomas ligeiros e estão a recuperar ora na instituição, ora nos seus domicílios, no caso dos funcionários, afirmou à agência Lusa Rodrigo Marques, médico de saúde pública, a exercer funções na delegação de saúde pública de Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa.

Todos os funcionários e utentes já tinham sido vacinados contra a covid-19.

Contudo, uma funcionária, a trabalhar na instituição há um mês e com apenas uma dose tomada da vacina, começou na semana passada a ter sintomas, fez teste e teve resultado positivo, explicou.

Nessa sequência, ainda na mesma semana, todos os utentes e funcionários foram testados, num universo de 21 pessoas.

Apesar de já terem sido testados uma segunda vez, os casos poderão vir a aumentar se quem está negativo vier a desenvolver sintomas, por serem considerados contactos de risco, explicou o responsável.

Desde o início da pandemia, Sobral de Monte Agraço contabiliza 1.036 casos confirmados de covid-19, dos quais 59 estão ativos, 957 recuperaram e 20 morreram, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo município.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.194 pessoas e foram registados 922.747 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS