Covid-19: Qual o impacto da vacinação nos índices de mortalidade?

Portugal é o segundo país do mundo com maior percentagem da população vacinada. Qual o impacto da vacinação na mortalidade? Veja as comparações com os países mais atrasados e entenda o papel da(s) vacina(s).

Portugal está neste momento no segundo lugar da lista de países com maior percentagem de população vacinada contra a covid-19. De acordo com o Our World in Data, até este sábado, 30 de outubro, o nosso País registava 87,16% da população completamente vacinada e 1,46% com apenas uma dose, atingindo assim os 89%, valor de referência para o ranking em causa. À frente de Portugal, só mesmo os Emirados Árabes Unido, com uma percentagem total de 97% – 86,62% com vacinação completa e 10,0% com apenas uma dose.

Portugal lidera vacinação na União Europeia

Portugal é assim o país da União Europeia – mais adiantado na vacinação, tendo recentemente ultrapassado Malta (83,56%). Espanha surge como o terceiro país da UE (81,37%), na oitava posição global. Outro dado importante prende-se com o facto de que 38,9% da população mundial já tem a vacinação completa e 10,92% recebeu uma dose. Salta ainda à vista a grande discrepância entre países ricos e pobres, principalmente no continente africano, onde se regista apenas 5,77% de pessoas com vacinação completa e 2,96% com uma dose (8,73% nas contas para este ranking).

O Our World in Data atualiza diariamente o progresso da vacinação no mundo, com base nos números oficiais das autoridades de cada país. Para uniformizar critérios, apenas são incluídos no ranking os países que divulgam os números absolutos da vacinação, discriminados por primeira e segunda doses administradas.

Países mais atrasados na vacinação

Covid-19: Qual o impacto da vacinação nos índices de mortalidade?
Mortes por milhão de habitantes

No polo oposto, Roménia e Bulgária são os dois países da União Europeia mais atrasados na vacinação. Em relação ao primeiro, os dados mais recentes – referentes a 17 de outubro – revelam que o país conta apenas com 20% da população completamente imunizada. Quanto ao segundo, 30,7% estão totalmente vacinados e 7% tem vacinação incompleta.

Recorrendo aos dados relativos às mortes por milhão de habitante, os líderes isolados deste indicador são… a Roménia e a Bulgária. Com 22,66 e 18,33 mortes por milhão de habitantes, respetivamente, os dois país países apresentam uma mortalidade 50 vezes superior à de Portugal (0,37), o segundo país mais avançado do mundo na vacinação.

LEIA AINDA
Covid-19: Saiba quais são as vacinas mais eficazes a evitar internamentos

Impala Instagram


RELACIONADOS