Covid-19: Penha Gonçalves quer vacinar 2 milhões de pessoas por mês

O coronel Penha Gonçalves, responsável pelo núcleo de coordenação do plano de vacinação contra a covid-19, indicou que o objetivo é atingir uma capacidade de inoculação de meio milhão de pessoas por semana.

Covid-19: Penha Gonçalves quer vacinar 2 milhões de pessoas por mês

“Neste momento temos 304 centros de vacinação a funcionar e estamos a planear, com as câmaras municipais, com as administrações regionais de saúde, onde é que é preciso ter mais centros de vacinação”, disse o coronel Carlos Penha Gonçalves aos jornalistas em São Domingos de Rana, Cascais, onde visitou um centro de vacinação ao lado da diretora-geral da saúde, Graça Freitas. “A capacidade que queremos ter, total, é de 500 mil pessoas por semana. É essa a capacidade que estamos a planear neste momento e depois irá ser aumentada, consoante as necessidades”, acrescentou.

Omicron preocupa

Questionado sobre a eventual chegada a Portugal da nova variante (ómicron) do vírus que causa a covid-19, o responsável afirmou: “Estamos completamente concentrados em vacinar pessoas mais frágeis que podem estar a perder imunidade e que precisam de ser protegidas neste inverno, não nos vamos distrair com outras coisas neste momento”. Graça Freitas, por seu lado, assumiu a preocupação com esta nova variante, recordando que foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “preocupante”.

 

LEIA AINDA
Ana Rita Cavaco alerta para “problema de Saúde Pública” por escassez de enfermeiros em Portugal

Impala Instagram


RELACIONADOS