Covid-19: Portugal no topo mundial da vacinação

De acordo com o Our World in Data, Portugal registava 67,4% da população completamente vacinada e 11,9% com apenas uma dose, atingindo assim os 79,3%, valor de referência para o ranking em causa.

Portugal está neste momento no quarto lugar da lista de países com maior percentagem de população vacinada contra a covid-19. De acordo com o Our World in Data, até sábado, o nosso País registava 67,4% da população completamente vacinada e 11,9% com apenas uma dose, atingindo assim os 79,3%, valor de referência para o ranking em causa. A verdade é que os dados relativos a Portugal não estão corretos na medida em que na passada quinta-feira, 19 de agosto, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que 70% dos portugueses já tinham o esquema vacinal completo.

À frente de Portugal, seguem Malta (93%), Emirados Árabes Unidos (83,9%) e Islândia (80,6%). Também em relação a este último, os dados estão igualmente incorretos. O site oficial que acompanha a vacinação do país revela que até sexta-feira, 20 de agosto, o país registava 71% da população totalmente vacinada; no site do Our World in Data o valor apresentado situa-se nos 75%. Assim, e tendo em conta os dados avançados pelas entidades dos dois países, é possível afirmar que Portugal neste momento já superou os 80% e estará inclusivamente à frente de Islândia, ocupando assim o terceiro posto a nível mundial.

Portugal só superado por Malta

Portugal é o segundo país da União Europeia – só superado por Malta – mais adiantado na vacinação, com a Espanha a surgir como o terceiro país da UE (75,8%), na oitava posição global. Se forem excluídos os países com menos de 500 mil habitantes – Malta e Islândia – Portugal situa-se no segundo lugar a nível global, só superado pelos Emirados, cujo total da população é equivalente à do nosso País. Outro dado importante prende-se com o facto de que 24,4% da população mundial já tem a vacinação completa, enquanto 32,4% recebeu pelo menos uma dose. Salta ainda à vista a grande discrepância entre países ricos e pobres.

O Our World in Data atualiza diariamente o progresso da vacinação no mundo, com base nos números oficiais das autoridades de cada país. Para uniformizar critérios, só são incluídos neste ranking os países que divulgam os números absolutos da vacinação, discriminados por primeira e segunda doses administradas.

LEIA AINDA
Covid-19: Boletim epidemiológico da DGS de 24 de janeiro de 2021
Covid-19: Portugal é o 5.º país da União Europeia com mais mortes
Portugal passou esta semana de sexto para quinto país da União Europeia com mais novos casos e de terceiro para quinto em termos de mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o ‘site’ Our World in Data. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS