Covid-19: Pessoas com este tipo de sangue são mais suscetíveis à infeção

O tipo sanguíneo parece estar associado ao risco de contrair covid-19. Além disso, estudo mostrou que tempo de recuperação é diferente consoante o tipo de sangue.

Covid-19: Pessoas com este tipo de sangue são mais suscetíveis à infeção

Um estudo divulgado pelo Hospital Sir Ganga Ram (SGRH) sugere que as pessoas com grupos sanguíneos A, B e Rh+ são mais suscetíveis à infeção por covid-19, enquanto quem tem os tipos O, AB e Rh- apresenta um menor risco de infeção. A pesquisa, publicada na revista científica Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, mostrou que indivíduos do sexo masculino do grupo sanguíneo B são mais propensos à covid-19 do que as pacientes do sexo feminino do mesmo grupo sanguíneo.

Além disso, pessoas com menos de 60 anos com tipo de sangue AB revelaram uma predisposição superior para contraírem a infeção por SARS-CoV-2. No entanto, o estudo não estabeleceu uma associação entre tipos sanguíneos e suscetibilidade à gravidade da doença, bem como a mortalidade. “Não está claro se os grupos sanguíneos têm algum impacto no risco ou progressão da covid-19. Portanto, neste estudo investigamos a associação do grupo sanguíneo ABO e Rh com a suscetibilidade, prognóstico, tempo de recuperação e mortalidade”, clarificou Rashmi Rana, Consultor do Departamento de Pesquisa do SGRH, num comunicado.

Tipo de sangue interfere na recuperação

A investigação descobriu ainda que pessoas com os tipos sanguíneos A e Rh+ tendem a ter uma recuperação mais prolongada por comparação com aquelas com grupo sanguíneo O e Rh-, que tendencialmente recuperam mais rapidamente. “Contudo, os tipos sanguíneos ABO e/ou Rh podem não ser responsáveis por essa associação, pois podem indicar um fator subjacente inexplorado, como a comorbidade. Portanto, estudos maiores, multicêntricos e prospetivos são necessários para verificar a relação entre os grupos sanguíneos e o SARS-CoV-2”, lembrou Vivek Ranjan, coautor da pesquisa e presidente do Departamento de Transfusão de Sangue do SGRH.

Para o estudo, participaram 2.586 pacientes que haviam testado positivo para a covid-19. Entre os 2.586 pacientes infetados pela covid-19, as frequências dos tipos sanguíneos A, B, O e AB corresponderam a 29,93%, 41,80%, 21,19% e 7,98%, respetivamente. Dos pacientes, 98,07% eram Rh positivos. Em suma, observou-se que os grupos sanguíneos A e B apresentam maior suscetibilidade a covid-19, enquanto os grupos sanguíneos O e AB registam risco inferior de infeção pela covid-19.

LEIA AINDA
Covid-19: Trump escondeu que testou positivo antes do debate com Biden

Impala Instagram


RELACIONADOS