Covid-19: Parlamento Europeu aprova certificado de vacinação

O Parlamento Europeu aprovou o certificado de vacinação covid-19 que permitirá viajar, segundo referiu Ursula von der Leyen no Twitter, de forma “livre e segura” no verão.

Covid-19: Parlamento Europeu aprova certificado de vacinação

O Parlamento Europeu anunciou nesta quinta-feira, 29 de abril, que o certificado de vacinação de covid-19 que permitirá viajar de forma “livre e segura” no verão foi aprovado, numa votação que ocorreu na quarta-feira. O anúncio foi feito por Pedro Silva Pereira, vice-presidente do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu. Em termos de votação, 540 votaram a favor, 119 contra e 31 abstenções.

Em causa está a proposta legislativa apresentada pelo executivo comunitário em meados de março para a criação de um certificado digital para comprovar a vacinação, testagem ou recuperação da covid-19, um documento bilingue e com um código QR que deve entrar em vigor até junho para permitir a retoma da livre circulação na UE no verão.

Parlamentares pedem testes gratuitos

Segundos depois, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, congratulou-se com a aprovação, remetendo de imediato para o próximo passo: “começar as negociações com Portugal“, que tem a presidência do Conselho da União Europeia durante este primeiro semestre do ano.

Ainda assim, os parlamentares vincaram que são necessários testes à covid-19 universais, acessíveis, rápidos e gratuitos em toda a UE, para facilitar a livre-circulação, e que os Estados-membros não devem impor quarentena ou testes (além do necessário) aos titulares de certificados. Estes certificados também não devem ser considerados documentos de viagem.

LEIA AINDA
Covid-19: Segunda fase com centros de vacinação rápida, farmácias e 'website', revela Gouveia e Melo
Covid-19: Tem mais de 30 anos? Saiba quando começa a ser vacinado
Foi durante a 20.ª reunião entre políticos e peritos que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo deixou mais algumas indicações sobre o plano de vacinação. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS