Covid-19: OMS alerta para outono e inverno difíceis na Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para um “outono e inverno difíceis” na Europa devido ao previsível aumento de novos casos de covid-19 num contexto de relaxamento de medidas.

Covid-19: OMS alerta para outono e inverno difíceis na Europa

Segundo a OMS na Europa, a tendência de aumento do número de novos casos de covid-19, que triplicaram na região nas últimas seis semanas, deverá manter-se com o fim das férias de verão, a reabertura das escolas e o convívio social a fazer-se mais em espaços fechados com a chegada do frio. A par do aumento de casos, a “diminuição da vigilância do vírus” deixa antever “um outono e inverno difíceis” na Europa, de acordo com o diretor da OMS na Europa, Hans Kluge, que pediu aos países que “respondam com urgência” às falhas na monitorização da pandemia para que possam ser evitadas mortes e perturbações sérias nos serviços de saúde.

Apesar de as admissões nos cuidados intensivos hospitalares continuarem “relativamente baixas”, perto de três mil pessoas morrem ainda de covid-19 na Europa todas as semanas. Como estratégia para o outono e inverno, a OMS recomenda o aumento do índice de vacinação, uma segunda dose de reforço para as pessoas imunodeprimidas com mais de cinco anos e os seus contactos próximos, o uso de máscara em ambientes fechados e nos transportes públicos, a ventilação de espaços como escolas e escritórios e o rastreio rápido de casos. A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado em finais de 2019 na China. Em 11 de março de 2020 foi declarada uma pandemia.

Impala Instagram


RELACIONADOS