Covid-19: Nova Zelândia regista primeiro caso em vários meses e entra em confinamento geral

A Nova Zelândia continua a praticar a política de zero casos na luta contra a pandemia da covid-19. Primeira-ministra decreta confinamento para evitar possível surto.

Covid-19: Nova Zelândia regista primeiro caso em vários meses e entra em confinamento geral

A Nova Zelândia, um dos países com mais sucesso no combate à pandemia de covid-19, diagnosticou esta terça-feira o primeiro caso local em vários meses, o que poderá levar a novas medidas para travar a transmissão. As autoridades de saúde informaram que o doente infetado foi detetado em Auckland, a cidade mais populosa do país, com 1,7 milhões de habitantes, não tendo ligação conhecida ao exterior.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, avisou que poderão ser decretadas novas medidas, incluindo o confinamento, para travar a propagação do vírus, num país que continua a praticar a política de zero casos na luta contra a a pandemia. Será, então, decretado um confinamento geral de sete dias e para o resto do país um confinamento de três dias para evitar um possível surto.

Último surto no país registou-se em fevereiro

O último surto comunitário no país registou-se em fevereiro. A Nova Zelândia diagnosticou pouco mais de 2.900 casos de covid-19 desde o início da pandemia e apenas 26 mortes provocadas pela doença.

A covid-19 provocou pelo menos 4.361.805 mortes em todo o mundo, entre mais de 207,19 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.573 pessoas e foram registados 1.004.470 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

VEJA AGORA
Covid-19: França tem quase 6 mil doentes em cuidados intensivos
Covid-19: Portugal é o 5.º país da União Europeia com mais mortes
Portugal passou esta semana de sexto para quinto país da União Europeia com mais novos casos e de terceiro para quinto em termos de mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o ‘site’ Our World in Data (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS