Intervenção especial em Lisboa e Vale do Tejo «plenamente justificada»

A secretária de Estado Adjunta e Saúde considera que se encontra “plenamente justificada” a intervenção especial na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Intervenção especial em Lisboa e Vale do Tejo «plenamente justificada»

Intervenção especial em Lisboa e Vale do Tejo «plenamente justificada»

A secretária de Estado Adjunta e Saúde considera que se encontra “plenamente justificada” a intervenção especial na região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Os números confirmam a tendência das últimas semanas em que cerca de 90% dos doentes pertencem à região de Lisboa e Vale do Tejo e estão localizados predominantemente em cinco concelhos de área metropolitana de Lisboa. Isto significa, como temos dito, que se encontra plenamente justificada a intervenção especial adotada relativamente a esta região e nomeadamente a estes concelhos que progressivamente temos vindo a explicar nestas conferências de imprensa diárias”, declarou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, durante a conferência de imprensa, em Lisboa.

LEIA DEPOIS
Graça Freitas diz que é possível festejar os Santos Populares

Jamila Madeira deixou uma nota apreço e de valorização do esforço e empenho que as autoridades locais estão a colocar na concretização do plano em curso, no acompanhamento e monitorização das situações junto das comunidades e na mobilização dos recursos.

“Nunca é demais frisar e enaltecer o papel das autoridades de saúde pública, bem como o papel decisivo dos autarcas e do poder local, seja das câmaras municipais ou das juntas da freguesia também nesta dimensão (…), o que nos permite nesta como em qualquer circunstância garantir a intervenção de proximidade da implementação das medidas e da sua plena efetividade”, declarou.

“Estamos confiantes”

Segundo a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, os resultados que Portugal tem estado a alcançar nos últimos meses na resposta à pandemia deve-se também às autoridades locais.

“Estamos confiantes que também nas situações particulares que ainda são assinaladas na área metropolitana de Lisboa seremos capazes, com articulação que já temos no terreno e que todos os dias vimos a reforçar”.

Para os portugueses que estão a viajar nos dias feriados, Jamila Madeira apelou ao sentido cívico da população para que se mantenha o cumprimento das regras de distanciamento, proteção individual e higienização.

Só com disciplina será possível dar ao país a “confiança a tranquilidade possíveis”

“A todos os que usufruem destes feriados para viajar e gozar alguns dias de merecido descanso com a família podemos dizer, aproveitem. Mas dizemos também que cabe a cada um de nós continuar a assumir nas nossas vidas esse mesmo sentido de responsabilidade cívica, que tivemos em momentos anteriores, e continuarmos agora em todos os momentos e contexto mantê-lo com disciplina e do cumprimento das regras de distanciamento, proteção individual e higienização. Solidariedade no trabalho por respostas sociais em rede, e assertividade nas ações de detenção e contenção”, afirmou.

Jamila Madeira reforçou que só mantendo essa disciplina é que será possível dar ao país a “confiança a tranquilidade possíveis” que para enfrentar a “exigente retoma económica que temos pela frente”.

“Quero reforçar uma vez mais o apelo que temos feito a todas as pessoas que respeitem as indicações das autoridades de saúde pública seja no respeito pelas medidas de prevenção e proteção, seja no respeito estrito pelas regras de isolamento. O sucesso da resposta do nosso país a esta crise passa também por este compromisso que todos devemos ter uns para com os outros. Provámos desde a primeira hora que fomos capazes de o fazer dentro e fora do estado de emergência e os dados do país estão aí para o comprovar”, disse ainda.

LEIA MAIS
Maddie: Suspeito faz confissão à namorada horas antes do desaparecimento da menina
OMS desconhece forma como vírus atua nas diferentes estações do ano

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS