Futebolistas têm de apresentar autoteste covid-19 negativo 12 horas antes dos jogos

Os futebolistas das Ligas profissionais portuguesas vão passar a ter como “obrigatoriedade mínima” a apresentação de um autoteste negativo à covid-19 realizado até 12 horas antes dos respetivos jogos e “devidamente validados pelos responsáveis clínicos dos clubes”.

Futebolistas têm de apresentar autoteste covid-19 negativo 12 horas antes dos jogos

“Em caso da existência de um caso positivo [à covid-19], o mesmo terá obrigatoriamente de confirmar o resultado por teste rápido antigénio laboratorial ou PCR”, esclareceu a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Estas novas medidas foram acertadas entre o consultor médico da LPFP, Filipe Froes, e os médicos dos clubes, em reunião realizada na quinta-feira, na qual foram prestados esclarecimentos sobre as alterações às novas diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS). “Os médicos estão preocupados e têm nas mãos a responsabilidade de manter a competição a decorrer dentro da normalidade, pelo que reiteraram a manutenção das normas de segurança e higienização nos clubes, bem como a testagem em massa aos respetivos grupos de trabalho”, especifica a LPFP, em comunicado.

No documento, é relembrado que as equipas envolvidas nas competições europeias devem ter o cuidado de se informar e respeitar as regras de combate à covid-19 nos países onde vão jogar. Os médicos das sociedades desportivas “estão conscientes dos cuidados redobrados que devem ter”, sobretudo no que diz respeito a “bolhas, treinos em grupo, uso de máscara em zonas comuns e desinfeção frequente das mãos”. A LPFP recorda o seu comprometimento com a segurança das competições e dos atletas, definindo um plano cuidadoso, “apesar das normas em vigor não obrigarem à realização de testes em determinados casos”, nomeadamente para detentores de dose de reforço há mais de 14 dias, ou portadores de certificado de recuperação, desde que assintomáticos. Na próxima semana, o grupo volta a reunir de forma a atualizar as normas mediante a situação pandémica e eventuais diretrizes da DGS, bem como esclarecer dúvidas.

Impala Instagram


RELACIONADOS