Covid-19: França deteta variante do vírus identificada na África do Sul

O Ministério da Saúde francês anunciou hoje que detetou o primeiro caso no país de uma pessoa infetada com a variante do vírus covid-19 identificada em primeiro lugar na África do Sul.

Covid-19: França deteta variante do vírus identificada na África do Sul

De acordo com o Ministério da Saúde, a presença da variante do vírus foi confirmada na quarta-feira num homem que regressou de uma estadia na África do Sul e que reside no leste da França, perto da fronteira com a Suíça. O homem, que desenvolveu sintomas associados à doença, foi testado na Suíça e, com o teste positivo, foi feita uma análise da sequência do vírus, que confirmou a variante 501.V2, identificada em primeiro lugar na África do Sul e que é a responsável pela maioria dos novos casos neste país africano, o mais afetado pela pandemia no continente.

A pessoa em causa, que já está agora curada, “isolou-se imediatamente em casa assim que os sintomas apareceram e não foram identificados contactos de risco”, disse o ministério da Saúde francês num comunicado citado pela AFP. Um primeiro caso da variante identificada no Reino Unido este mês foi confirmado em França a 25 de dezembro, em Tours, no centro do país, num francês que tinha chegado de Londres alguns dias antes.

Autoridades «mobilizadas para identificar cada paciente contaminado»

As autoridades sanitárias garantem estar “mobilizadas para identificar cada paciente contaminado o mais cedo possível para isolá-los, isolar os seus contactos e testá-los, e assim evitar a propagação das variantes da SRA-CoV-2 no território nacional”. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCD) alertou esta semana para o risco “elevado” destas variantes imprimirem pressão nos sistemas de saúde e serem uma causa de morte mais elevada devido à sua maior contagiosidade.

Para cada pessoa que regresse do Reino Unido ou da África do Sul com resultados positivos no teste à Covid-19, as amostras devem ser sequenciadas para confirmar a eventual presença de uma variante do vírus, de acordo com os peritos. A França registou nas últimas 24 horas 26.467 novos casos de covid-19, totalizando assim 2.600.498 os casos desde o início da pandemia, segundo divulgaram as autoridades francesas na mais recente atualização.

Pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.806.072 mortos em todo o mundo

Ainda nas últimas 24 horas, morreram 304 pessoas devido ao novo coronavírus, elevando assim o número total de óbitos no país a 64.381 desde o início da pandemia. A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.806.072 mortos resultantes de mais de 82,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Saiba como diminuir o contágio do coronavírus às refeições

Covid-19: Como diminuir o contágio às refeições [vídeo]

 

Uma simulação feita pela empresa japonesa Hexagon Manufacturing Intelligence – especializada em construções industriais – mostra a importância de manter a ventilação adequada durante um encontro com familiares ou amigos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, em tempos de pandemia da covid-19.

A cena representa um jantar entre seis pessoas numa típica sala das residências inglesas, com espaço entre 4,9 metros de comprimento por 3,7 metros de largura, com sistema de aquecimento. Um dos indivíduos, representado na cor vermelha, está pelo Sars-CoV-2. Porém não tem os sintomas característicos da doença. Ao conversar com os demais, que estão sem máscaras, as gotículas contaminadas pelo vírus espalham-se no ambiente. [… continue a ler aqui e veja o vídeo]

 

Impala Instagram


RELACIONADOS