Covid-19: França confirma 1046 positivos no porta-aviões Charles de Gaulle

Um total de 1046 marinheiros testaram positivo para o novo coronavírus no porta-aviões francês Charles de Gaulle e no grupo aeronáutico que o suporta, num universo de 1760 pessoas.

Covid-19: França confirma 1046 positivos no porta-aviões Charles de Gaulle

O balanço “é definitivo”, sublinharam as autoridades de saúde militares francesas, depois de a ministra do Exército ter avançado números contraditórios na sexta-feira, perante a Assembleia Nacional, que apontavam para um número mais elevado de casos num universo maior.

“Este é o número final”, reforçou hoje o porta-voz da marinha francesa, capitão Eric Lavault, sublinhando que a contagem abrangeu o porta-aviões nuclear e navios e aeronaves de acompanhamento. O porta-aviões nuclear chegou domingo ao porto de Toulon (sul), duas semanas antes do previsto.

LEIA DEPOIS
Arquivada uma das queixas contra o obstetra do ‘bebé sem rosto’

A origem do contágio permanece desconhecida. A tripulação, em missão durante três meses, não esteve em contacto com elementos exteriores após uma escala em Brest (oeste de França) de 13 a 16 de março. Foram pedidas duas investigações, uma de comando e a outra epidemiológica.

Na quinta-feira, o porta-voz da Marinha francesa desmentiu formalmente as afirmações de um marinheiro, segundo o qual o comandante do porta-aviões propôs a interrupção da missão após a escala em Brest, o que lhe foi recusado.

O Charles de Gaulle é o segundo porta-aviões nuclear contaminado pelo vírus, depois do USS americano Theodore Roosevelt. “Temos trocado com os americanos informações sobre este assunto”, avançou Eric Lavault.

LEIA MAIS
Entidade Reguladora da Saúde emite alerta sobre atendimento a grávidas
Casal de enfermeiros comove o Mundo com abraço durante a luta contra a Covid-19

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Impala Instagram


RELACIONADOS