Farmácias garantem testes rápidos à covid-19 apesar do aumento da procura

A Associação Nacional das Farmácias assegura que existe disponibilidade de testes rápidos à covid-19 nas farmácias portuguesas para responder ao aumento da procura.

Farmácias garantem testes rápidos à covid-19 apesar do aumento da procura

“Os portugueses podem estar tranquilos, que as farmácias dispõem de quantidade suficiente [de testes rápidos à covid-19] para responder ao aumento da procura do serviço de realização de testes antigénio e autotestes”, assegura a presidente da ANF, Ema Paulino, citada num comunicado divulgado na segunda-feira, ao final do dia. Ema Paulino diz que após a declaração do estado de calamidade por parte do Governo, a vigorar a partir desta quarta-feira, verificou-se um pico de procura por este tipo de testes, adiantando que o abastecimento de testes será reforçado.

LEIA DEPOIS
VIH infeta uma criança a cada dois minutos no Mundo

Mais de 30 mil testes rápidos à covid-19 por dia

Na sequência deste aumento, segundo a presidente da ANF, têm vindo a ser distribuídas quantidades controladas de testes a cada farmácia por forma a garantir um fornecimento homogéneo no território nacional. Na sexta-feira, 26 de novembro, as farmácias portuguesas realizaram 30.147 testes de antigénio, número ainda inferior aos 35.475 registado em 30 de julho.

Várias farmácias já adiantavam na sexta-feira que estavam a preparar-se para uma maior procura por testes rápidos à covid-19, aumentando os stocks e alargando horários para a testagem, sujeita a marcação prévia. O primeiro-ministro anunciou na quinta-feira que o acesso a lares, alguns estabelecimentos de saúde e grandes eventos culturais ou desportivos passa a exigir a apresentação de teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo, mesmo para pessoas vacinadas contra a covid-19.

Impala Instagram


RELACIONADOS