Covid-19: Espanha identifica primeiro caso de um gato infetado

Investigadores dizem que carga viral no animal era muito baixa, o que prova que dificilmente os animais conseguem infetar humanos com a covid-19.

Covid-19: Espanha identifica primeiro caso de um gato infetado

Especialistas do Centro de Investigação de Saúde Animal, em Barcelona, Espanha, receberam o cadáver de um gato de uma família da Catalunha. Vários membros da família terão sido infetados com o novo coronavírus e padeciam de covid-19. Os donos do animal de estimação levaram-no veterinário depois de este apresentar dificuldades respiratórias e insuficiência cardíaca, noticia o El Pais.

LEIA DEPOIS
Parto mais rápido do mundo: Inglesa deu à luz num piscar de olhos

Testes ao genoma para perceber se gato passou a ter anticorpos para a covid-19

O resultado das análises foi positivo para o SARS-CoV-2 em vários órgãos do animal, principalmente nas cavidades nasais e num gânglio linfático junto ao intestino. Contudo, a carga viral era muito baixa. Os níveis virais mínimos demonstram «que, os gatos, só em casos muito isolados podem ser vítimas colaterais da pandemia». Haverá, por isso, «muito poucas hipóteses de infetarem as pessoas», explica Nàtalia Majó, diretora do centro. Outro investigador explica que o objetivo é divulgar o resultado deste estudo numa revista cientifica, «em breve». Antes, porém, querem «analisar o genoma do vírus e ver se o animal tinha anticorpos».

Seis casos de animais infetados no Mundo

É o sexto caso no mundo de um felino infetado pelo novo coronavírus. Dois cães e um tigre de um Jardim Zoológico de Nova Iorque e cinco outros gatos (dois em Hong Kong, um na Bélgica, um em Nova Iorque e um em França).

LEIA MAIS
Cientistas indicam quais são os melhores materiais para fazer máscaras caseiras

Impala Instagram


RELACIONADOS