Diabéticos representam 9% das vítimas mortais da Covid-19

A informação foi avançada hoje pelo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses (APDP), José Manuel Boavida.

Diabéticos representam 9% das vítimas mortais da Covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus, alertou hoje a Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses (APDP).

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira

Doentes com diabetes são «um grupo de maior risco»

A informação foi avançada hoje pelo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses (APDP), José Manuel Boavida, durante a conferência de imprensa de atualização sobre a infeção pelo novo coronavírus, que já infetou mais de oito mil pessoas em Portugal.

Segundo José Manuel Boavida, “não há qualquer evidência que as pessoas com a diabetes sejam mais atreitas a ser infetadas pelo coronavírus”.

Também “não existe evidência de diferença entre os vários tipos de diabetes — tipo I e II” e, se a doença estiver “bem compensada, o risco é o mesmo da população em geral”, sublinhou o presidente da APDP.

No entanto, é preciso prevenir. Estes doentes são um “grupo de maior risco, com um aumento de mortalidade, atingindo mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, alertou. Por isso, José Manuel Boavida deixou algumas recomendações, tais como controlar a diabetes para se conseguir melhores prognósticos e valorizar a necessidade da proteção especial dos doentes crónicos.

Sobre a proteção destes doentes, o presidente da APDP lembrou que se deve optar sempre pelo teletrabalho ou então pelo “trabalho em condições de segurança”. O distanciamento social, em especial para as pessoas com mais de 60 anos, foi outro dos conselhos.

O secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, lembrou por seu turno que a diabetes afeta mais de dois milhões de portugueses que neste momento “estão mais vulneráveis” e “precisam de uma resposta diferenciadora, que associações como a APDP tem conseguido dar”.

O presidente da APDP acrescentou que entre doentes e familiares, a diabetes atinge “mais de um terço da população portuguesa”.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista até hoje 187 mortes associadas à covid-19 e 8.251 pessoas infetadas. Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados a 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março até às 23:59 de 02 de abril.

Diabéticos em risco acrescido. Que cuidados deve ter?

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal  (APDP) lançou um guia prático com as medidas de prevenção da infeção com o novo coronavírus destinado às pessoas com diabetes e seus cuidadores. Segundo a APDP estes doentes enfrentam um risco acrescido quando lidam com infeções virais. «A população idosa, assim como pessoas com outras patologias cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, hipertensão e cancro, estão mais vulneráveis ao covid-19. É importante tranquilizar as pessoas com diabetes e seus cuidadores e esclarecer como pode ser prevenida esta doença infeciosa», afirma o presidente da associação, José Manuel Boavida, em comunicado. Leia mais aqui.

LEIA MAIS
A receita do pão caseiro de Filipa Gomes que não é preciso amassar

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS