Covid-19: Dezasseis dos 18 concelhos da AML sob risco muito elevado de contágio

Dezasseis dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa estão entre os 33 municípios sob risco muito elevado de contágio de covid-19, tal como Porto e Santo Tirso, que passaram a integrar o grupo com medidas mais restritivas.

Covid-19: Dezasseis dos 18 concelhos da AML sob risco muito elevado de contágio

De acordo com os dados disponibilizados hoje após a reunião semanal do Conselho de Ministros, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sesimbra, Sintra e Vila Franca de Xira estão entre os concelhos de risco de contágio muito elevado, enquanto Setúbal e Palmela estão na lista de municípios em risco elevado de contágio da covid-19.

Na semana passada, dos 18 concelhos que compõem a AML, 13 (Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sesimbra e Sintra) estavam em risco muito elevado e cinco (Alcochete, Montijo, Setúbal, Palmela e Vila Franca de Xira) em risco elevado.

Covid-19 matou 17.135 pessoas em Portugal desde o início da pandemia

Quanto à Área Metropolitana do Porto (AMP), composta por 17 concelhos, tinha na semana passada apenas o do Porto na lista de risco elevado. Uma semana depois, o Porto recua no confinamento, passando a estar sob risco muito elevado de contágio, assim como Santo Tirso, ambos sujeitos às medidas mais restritivas. Dos restantes concelhos da AMP, três passam a estar sob risco elevado: Matosinhos, Trofa e Vila Nova de Gaia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.004.996 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse. Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Impala Instagram


RELACIONADOS