Covid-19: Detetado sexto surto em lares de Torres Vedras

Detetado surto de covid-19 no Lar de Santo António, em Torres Vedras. Existem 40 infetados, sendo este o sexto surto ativo em lares do concelho.

Covid-19: Detetado sexto surto em lares de Torres Vedras

Covid-19: Detetado sexto surto em lares de Torres Vedras

Detetado surto de covid-19 no Lar de Santo António, em Torres Vedras. Existem 40 infetados, sendo este o sexto surto ativo em lares do concelho.

Foi detetado um novo surto de covid-19 no Lar de Santo António, em Torres Vedras. Existem 40 infetados, sendo este o sexto surto ativo em lares do concelho, informou o município.

O boletim epidemiológico deste concelho refere que surgiu um surto no Lar de Santo António, nos Campelos, com 40 infetados, dos quais 34 são utentes (dos 40 testados) e seis são funcionários (foram testados 36). Ao todo, contam-se mais de trezentos infetados ativos e 28 mortos.

No Lar de São José, de um total de 164 casos confirmados acumulados, 134 permanecem ativos, enquanto 18 pessoas morreram e 12 recuperaram. No Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, o surto de covid-19 atingiu cem pessoas, das quais 85 continuam infetadas, oito morreram e sete recuperaram. No Lar Barro Sénior Residence, o surto atingiu 55 pessoas, sendo que 52 estão ativas, uma morreu e duas recuperaram. De um total de 43 casos confirmados na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, 35 estão ativos. Sete pessoas morreram e uma recuperou. No Lar Nossa Senhora d’Ajuda, no Ramalhal, a covid-19 atingiu 46 pessoas, que continuam infetadas.

A Proteção Civil Municipal tem vindo a pedir voluntários para reforçar as brigadas de intervenção rápida (BIR) da Segurança Social, que são insuficientes para dar resposta aos lares do concelho, onde existem surtos de covid-19. As BIR destacadas para o concelho são compostas por 20 elementos, mas não são suficientes para dar resposta às necessidades. As tarefas passam sobretudo pela recolha de roupa suja e de resíduos, distribuição de refeições, e apoio no deitar e no levantar de utentes.

Às mortes nos lares por causa da covid-19 acrescem outras 22 associadas ao surto no hospital de Torres Vedras, que atingiu um total de 198 casos confirmados entre utentes e profissionais, dos quais 121 estão ativos, com 12 novos casos, e 55 recuperaram.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 3.989 casos confirmados, dos quais 1.340 estão ativos e 2.571 recuperaram e 78 morreram.

LEIA MAIS
Covid-19: Nova Zelândia regista primeiro caso de infeção em mais de dois meses

Impala Instagram


RELACIONADOS