Coronavírus: Cruzeiro parado na Noruega à espera de resultado de testes

Um cruzeiro alemão com 1200 passageiros está atracado no sul da Noruega, a aguardar os resultados de testes feitos a dois passageiros devido ao surto de coronavírus.

Coronavírus: Cruzeiro parado na Noruega à espera de resultado de testes

Um cruzeiro alemão com 1200 passageiros está atracado no sul da Noruega, a aguardar os resultados de testes feitos a dois passageiros devido ao surto de coronavírus, avançaram as autoridades locais. A cidade de Haugesund, a 110 quilómetros a sul de Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, foi alertada na segunda-feira pela empresa do navio de que dois passageiros do ‘Aida Aura’ tinham entrado em contacto, fora do barco, com uma terceira pessoa cujos testes mostraram estar infetada com o coronavírus.

LEIA DEPOIS
Coronavírus. Quatro pessoas internadas no S. João esperam resultados

Médico observou passageiros

O ‘Aida Aura’, com 202 metros de comprimento e 28 metros de largura, é operado pela empresa de cruzeiros alemã Aida Cruises. Depois de visitar o navio, um médico do município de Haugesund disse que nenhum dos passageiros apresentava sintomas de ter a doença Covid-19.

“Os convidados [passageiros] foram contactados pelas autoridades de saúde da Alemanha como parte de uma investigação de rotina sobre a situação médica. Todos os convidados a bordo foram informados e permanecem a bordo, sem visitas à cidade”, explica a empresa em comunicado.

Resultados conhecidos ainda hoje

Os dois passageiros em causa foram testados em terra e os resultados deverão ser conhecidos hoje, ao final do dia. A costa da Noruega é um destino popular dos navios de cruzeiro por causa de paisagens e fiordes.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou mais de 3100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo duas em Portugal, embora quatro aguardem resultados e duas os resultados das contra-análises. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco “muito elevado”.

LEIA MAIS
Família Aveiro impede que se saibam informações sobre Dolores. Ronaldo a caminho da Madeira
Coronavírus: Ministro garante que escolas têm «a melhor informação» sobre o surto

Impala Instagram


RELACIONADOS