Covid-19: Concentração de pólen aumenta taxas de infeção, diz estudo

Estudo internacional, com investigadores da Universidade de Évora, revela “uma correlação direta entre maior concentração de pólen no ar e o aumento nas taxas de infeção” pelo novo coronavírus.

Covid-19: Concentração de pólen aumenta taxas de infeção, diz estudo

A investigação da Universidade de Évora envolveu a análise de dados de 130 estações polínicas dispersas por 31 países dos cinco continentes.

Foi feita “uma análise transversal e longitudinal de dados sobre a quantidade de pólen no ar, tendo em consideração fatores meteorológicos e a infeção por SARS-CoV-2″, explicou a academia.

Assim, a “principal conclusão” deste estudo é, precisamente, o facto de ter revelado a existência de “uma correlação positiva, robusta e significativa entre a taxa de infeção” e as concentrações de pólen no ar”.

Célia Antunes, uma das responsáveis, lembra que “a exposição ao pólen enfraquece a imunidade contra certos vírus respiratórios“, pelo que os investigadores pretendiam saber “se o mesmo se aplicava ao novo coronavírus“.

O estudo alude ainda à circunstância de que o facto de a pandemia ter atingido a Europa e a América do Norte durante a primavera explica o número mais elevado de infetados uma vez que, “o aumento da temperatura leva também ao aumento das atividades sociais e ao ar livre”.

Países que não estavam na primavera sofreram menos infeções

Por outro lado, no hemisfério sul, no mesmo período, “países como a Argentina, a África do Sul ou a Austrália apresentaram baixa concentração de pólen e também menos infeções“, precisamente por não estarem na primavera.

A densidade populacional nos diferentes países ou ainda os graus de confinamento adotado foram variáveis tidas em conta pelo estudo.

“Sabe-se agora que o pólen transportado pelo ar, associado a aspetos como a idade, a humidade e a temperatura ajudam a explicar em média, 44% da variabilidade da taxa de infeção“, destaca Célia Antunes.

Fica igualmente também demonstrado que as taxas de infeção “aumentaram após o registo de maior concentração de pólen nos quatro dias anteriores à infeção de determinado indivíduo”.

LEIA AINDA
Migrante acusado na Grécia da morte de filho durante travessia
Migrante acusado na Grécia da morte de filho durante travessia
Um migrante afegão de 25 anos está a ser acusado pelas autoridades da Grécia da morte do seu único filho durante a travessia até à ilha grega de Samos, realizada com o intuito de pedir asilo naquele país. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS