Covid-19: CDS-PP diz que confinamento está a ser «fiasco»

O presidente do CDS-PP defendeu medidas mais apertadas para fazer face à pandemia de covid-19, criticando que o confinamento em vigor desde sexta-feira esteja a ser “um verdadeiro fiasco”.

Covid-19: CDS-PP diz que confinamento está a ser «fiasco»

Em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS pediu ao Governo que implemente “medidas mais restritivas” e um “confinamento a sério“, que reproduza “as regras em vigor durante o confinamento em março e abril”.

“O que não pode acontecer é esta espécie de confinamento com mais exceções do que regras”, criticou, argumentando que “nem protege saúde pública nem beneficia a economia“.

O líder democrata-cristão assinalou que, ao contrário do que aconteceu no início da pandemia, “os supermercados continuam a funcionar no horário normal”, os serviços públicos “continuam a funcionar como se nada fosse”, as escolas e universidades continuam abertas, bem como os tribunais, e os serviços religiosos são permitidos.

“Este é um confinamento igual ao primeiro, excetuando quase tudo”, frisou, notando que as pessoas não estão a cumprir, fazendo-se valer das exceções.

Assinalando que o Conselho de Ministro se reúne esta segunda-feira de forma extraordinária, devendo aprovar novas medidas relacionadas com o confinamento, o presidente do CDS-PP salientou que esta reunião, poucos dias depois da primeira, acontece numa altura em que está “o caos instalado no país”.

“A pandemia está descontrolada, o Serviço Nacional de Saúde está em rutura e este confinamento está a ser um verdadeiro fiasco”, insistiu.

No que toca a medidas, Francisco Rodrigues dos Santos voltou a pedir a “revisão imediata do plano de vacinação para que os mais idosos sejam incluídos na primeira fase”.

Pediu ainda que sejam encerradas “todas as escolas acima dos 12 anos e universidades“, que seja “aumentada significativamente a capacidade de testagem” e sejam reforçadas as equipas de saúde pública e que os apoios cheguem às empresas “rapidamente e sem burocracias”, além da contratualização de cuidados de saúde com o setor privado e social.

O governo reúne-se hoje em conselho de ministros extraordinário, devendo aprovar novas medidas relacionadas com o confinamento devido à covid-19. No domingo, o Presidente da República admitiu um agravamento de medidas, considerando que o confinamento não está a ser levado a sério.

LEIA MAIS
Covid-19: Portugal com mais 167 mortes e 6.702 novos casos

 

Impala Instagram


RELACIONADOS