Covid-19: Cabo Verde com mais 32 infetados em 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 32 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 3.884 casos da doença, desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Covid-19: Cabo Verde com mais 32 infetados em 24 horas

Covid-19: Cabo Verde com mais 32 infetados em 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 32 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 3.884 casos da doença, desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram 131 amostras desde domingo, um dos valores diários mais baixos dos últimos dias, e quatro deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país.

Ainda na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (02) e Santa Cruz (01).

Foram igualmente diagnosticados 25 casos da doença na ilha do Fogo, o novo foco ativo de transmissão da covid-19 no arquipélago, mas estes relativos a amostras recolhidas ao longo de vários dias e só agora processadas no laboratório de virologia da Praia.

Em conferência de imprensa realizada ao final do dia na cidade da Praia, para fazer um ponto de situação da progressão da doença no arquipélago, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, apontou que “globalmente” Cabo Verde está a “atravessar um período de estabilidade na evolução” da pandemia.

Dos novos casos positivos na ilha do Fogo, 23 foram registados no concelho de Mosteiros, que passa a totalizar 51 doentes em pouco mais de uma semana, e dois em São Filipe.

O diretor nacional de Saúde reconheceu “preocupação” com a situação nos Mosteiros, que já obrigou a deslocar um contingente militar para a ilha do Fogo, para supervisionar a aplicação das medidas de proteção sanitária.

“É necessária uma atenção redobrada para podermos controlar a situação na ilha”, disse Artur Correia.

Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados da doença 49 casos em todo o arquipélago.

Artur Correia acrescentou que na cidade da Praia está a ser equacionado o encerramento de um dos dois hospitais de campanha, por não haver doentes “suficientes” para o seu funcionamento, tendo em conta que os casos menos graves passaram a ter internamento domiciliar.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.884 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas.

Desse total, 928 permanecem ativos, 40 morreram e 2.916 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infetou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PVJ // JPF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS