Covid-19: Brasil chega a 250 mil mortes com hospitais em colapso em todo o país

O Brasil superou hoje as 250 mil mortes devido à covid-19 (251.498), com hospitais em colapso em várias regiões, com falta de vagas nos cuidados intensivos.

Covid-19: Brasil chega a 250 mil mortes com hospitais em colapso em todo o país

O Brasil superou hoje as 250 mil mortes devido à covid-19 (251.498), praticamente um ano após a chegada da pandemia ao país e com hospitais em colapso em várias regiões, com falta de vagas nos cuidados intensivos.

De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o país sul-americano contabilizou 1.541 vítimas mortais nas últimas 24 horas, o segundo dia com maior mortes desde o início da pandemia e mantendo a média diária de óbitos acima de mil há mais de um mês.

Em relação às infeções, o Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, totaliza 10.390.461 casos confirmados, após ter somado 65.998 diagnósticos de covid-19 entre quarta-feira e hoje, véspera da pandemia completar um ano em solo brasileiro.

A taxa de letalidade da doença no país permanece fixada em 2,4% há várias semanas e a taxa de incidência subiu hoje para 120 mortes e 4.944 casos por 100 mil habitantes.

Apesar de a pandemia estar presente em todas as regiões do país, São Paulo (2.014.529) Minas Gerais (862.502), Bahia (669.821) e Santa Catarina (657.649) são os Estados mais afetados, ao concentrarem o maior número de infeções.

Já as unidades federativas que totalizam mais mortes são São Paulo (58.873), Rio de Janeiro (32.771), Minas Gerais (18.135) e Rio Grande do Sul (12.149).

Brasil enfrenta segunda vaga

O Brasil, que enfrenta uma segunda vaga da pandemia, é o segundo país com mais óbitos devido à covid-19 em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com o maior número de infetados, depois da nação norte-americana e da Índia.

No total, 9.323.696 pacientes já recuperaram da doença em território brasileiro, enquanto que 815.267 cidadãos infetados permanecem sob acompanhamento médico, quer em hospitais, quer nas suas residências.

Praticamente um ano após o novo coronavírus ter chegado ao Brasil, a segunda vaga da pandemia tem provocado um agravamento dos casos e mortes em grande parte do país, principalmente na região amazónica, onde circula uma nova estirpe, a P.1, até três vezes mais contagiosa do que a original.

Além disso, várias cidades, um pouco por todo o país, estão a ver o seu sistema de saúde a entrar em colapso, devido à falta de vagas em hospitais.

Exemplo dessa situação é o Estado de Santa Catarina, cujos hospitais atingiram a maior taxa de ocupação de camas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em toda a pandemia (91,18%), segundo dados obtidos pelo portal de notícias G1.

Face ao agravamento da situação, o Governo de Santa Catarina publicou um decreto com novas restrições à circulação de pessoas, válido por 15 dias.

Situação semelhante vive o Estado do Rio Grande do Sul, que alertou para o risco de esgotamento da capacidade do seu sistema de saúde.

“Esta é maior taxa de ocupação até agora, uma situação de extrema gravidade, e será necessária a utilização de espaços disponíveis em cada instituição da rede hospitalar do Estado”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, citado pelo G1.

Já em Curitiba, no Paraná, três hospitais registaram filas de pacientes à espera de atendimento geral na noite de quarta-feira, dentro de ambulâncias, após as camas das instituições terem ficado lotadas.

Vários especialistas atribuem o agravamento da situação a aglomerações durante o período de carnaval e à falta de medidas restritivas e de cuidados por parte da população.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.498.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

LEIA MAIS

Feliz Dia do Pai. Como surpreender em tempos de confinamento
Feliz Dia do Pai. Como surpreender em tempos de confinamento. Continue a ler aqui

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS