Covid-19: Automedicação com hidroxicloroquina já matou três pessoas em França

Hospitais em França relatam 30 efeitos colaterais causados por medicamentos usados contra a covid-19. Medicação com hidroxicloroquina matou já três pessoas.

Covid-19: Automedicação com hidroxicloroquina já matou três pessoas em França

Tratamentos testados para a cura da covid-19 só devem ser realizados em hospitais, alerta a Agência Nacional de Segurança do Medicamento e dos Produtos de Saúde (ANSM) da França. Medicamentos «sem eficácia comprovada formalmente no tratamento ou prevenção da covid-19» só devem ser administrados no âmbito «de testes clínicos em curso», «apenas em ambiente hospitalar controlado», e «em caso algum devem ser usados para automedicação».

LEIA DEPOIS
Condenado a 9 anos médico que untou pénis com cocaína e matou a amante sem querer

Medicamentos para a HIV que estavam a ser administrados em doentes de covid-19 revelaram-se fatais

Dominique Martin, diretor-geral da ANSM, anunciou que vários hospitais franceses detetaram até 30 efeitos colaterais relacionados com medicamentos para tratar a covid-19, nomeadamente os  que utilizam o princípio ativo hidroxicloroquina. Os efeitos colaterais «mais apontados dizem respeito a medicamentos que associam os princípios ativos lopinavir e ritonavir, normalmente usados para tratar pacientes com HIV», explica o responsável.

Hidroxicloroquina responsável direta na morte de três pacientes

«A hidroxicloroquina, sozinha ou associada a outro produto, está relacionada a cinco casos suspeitos de efeitos colaterais, três deles fatais. As observações estão a ser analisadas por um centro regional de farmacovigilância», diz Martin. Por outro lado, nesse momento, não há como garantir que a hidroxicloroquina causa efeitos cardíacos em pacientes de covid-19, acrescentou. Em vários hospitais franceses estava a administrar-se o Plaquenil, cujo princípio ativo é, precisamente, a hidroxicloroquina.

LEIA MAIS
Chineses terão criado o novo coronavírus em laboratório [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS