Covid-19: Açores contam hoje com 22 novos casos de infeção e 23 recuperações

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 22 novos casos positivos de covid-19, dos quais 21 em São Miguel e um no Faial e hoje há apenas um doente internado na Região.

Covid-19:  Açores contam hoje com 22 novos casos de infeção e 23 recuperações

Covid-19: Açores contam hoje com 22 novos casos de infeção e 23 recuperações

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 22 novos casos positivos de covid-19, dos quais 21 em São Miguel e um no Faial e hoje há apenas um doente internado na Região.

A informação consta do boletim diário da Autoridade de Saúde Regional que dá conta ainda de 23 recuperações em São Miguel nas últimas 24 horas.

Quanto aos novos casos detetados em São Miguel um refere-se a “um viajante, residente, com análise positiva ao 6.º dia” e “os restantes casos referem-se a transmissão comunitária”.

Por concelhos Ponta Delgada tem hoje sete novos casos (dois em São José, dois em São Pedro, um na Covoada, um em Santa Clara e um em São Vicente Ferreira), assim como a Lagoa (seis em Água de Pau e um em Santa Cruz).

Na Ribeira Grande há cinco novos casos (dois em Rabo de Peixe, um na Lomba da Maia, um na Conceição e um na Ribeira Seca), em Vila Franca do Campo um novo caso na Ribeira Seca e no concelho do Nordeste há também um novo caso na Vila de Nordeste.

No Faial foi diagnosticado um novo caso na freguesia de Angústias, concelho da Horta, de “um viajante, não residente, com análise positiva ao 6.º dia”, segundo a Autoridade de Saúde açoriana.

Os novos casos de infeção resultam de 1.151 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, nas últimas 24 horas.

Os Açores contam hoje com apenas um doente internado (menos um do que no sábado) com covid-19 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

A Autoridade de Saúde dos Açores anuncia ainda que “verificou a saída da Terceira de dois casos positivos, não residentes, um que se encontrava na Praia da Vitória e outro em Angra do Heroísmo”, pelo que “deixam de contar como casos positivos nesta ilha e no arquipélago”.

O comunicado da Autoridade de Saúde dos Açores esclarece ainda que o óbito “reportado” no sábado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) referente a “um cidadão internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa” tem “morada de residência oficial nos Açores” e “não se observaram óbitos por covid-19 na Região Autónoma dos Açores no período em referência”.

O arquipélago conta atualmente com 279 casos positivos ativos, sendo 264 em São Miguel, nove no Faial, dois na Terceira, dois na Graciosa, um em São Jorge e um em Santa Maria.

Estão ativas no Faial duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, concelho da Horta, no Faial.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.257 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.808 pessoas e falecido 33.

Quanto ao Plano Regional de Vacinação, desde 31 de dezembro de 2020 e até 23 de junho, “foram administradas nos Açores 204.508 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 114.502 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 90.006 pessoas com ambas as doses”, de acordo com a Autoridade de Saúde açoriana.

A pandemia de covid-19 provocou mais de 3,9 milhões de vítimas em todo o mundo, resultantes de perto de 180 milhões de casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

APE // EL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS