Covid-19: Açores com uma morte e 33 novos casos em São Miguel

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 33 novos casos de covid-19 em São Miguel e uma mulher com 85 anos morreu, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Covid-19: Açores com uma morte e 33 novos casos em São Miguel

Covid-19: Açores com uma morte e 33 novos casos em São Miguel

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 33 novos casos de covid-19 em São Miguel e uma mulher com 85 anos morreu, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade adianta que foram “realizadas 1.909 análises nos laboratórios de referência da região” e diagnosticados “33 novos casos de covid-19 em São Miguel”, todos referentes “a transmissão comunitária”.

Por concelhos, a Ribeira Grande regista o maior número de novos doentes, com 20 casos nas últimas 24 horas (18 em Rabo de Peixe, um na Ribeirinha e um na Conceição).

No concelho de Ponta Delgada há cinco novos casos (dois em São Vicente Ferreira, um em Santo António, um nas Capelas e um no Livramento).

Já em Vila Franca do Campo há quatro novos casos (três em Ponta Garça e um na Ribeira Seca) e na Lagoa há dois novos casos, ambos em Santa Cruz.

No Nordeste, foi diagnosticado um novo doente na Salga e no concelho da Povoação existe um novo caso nas Furnas.

Ainda segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, morreu uma mulher, com 85 anos, que se “encontrava internada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada”, ilha de São Miguel, elevando para 33 o número de vítimas mortais provocadas pela covid-19 no arquipélago dos Açores, desde o início da pandemia.

A mulher, segundo o comunicado, “faleceu durante o dia de ontem [segunda-feira]”, vítima de covid-19 e era residente na freguesia de São Sebastião, do concelho de Ponta Delgada.

O último óbito registado nos Açores associado à covid-19 tinha acontecido em 18 de maio, um homem com 38 anos, natural da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, que se encontrava internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital do Divino Espírito Santo.

Desde segunda-feira, 24 pessoas recuperaram em São Miguel da doença.

Hoje estão internados seis doentes, sendo cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, um dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), e um outro no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, na Terceira.

O arquipélago conta agora com 264 casos ativos de covid-19, sendo 257 em São Miguel, três na Terceira, dois no Pico, um no Faial e um em São Jorge.

Há uma cadeia de transmissão ativa na Terceira e extinguiram-se 202 até ao presente.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.404 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 4.978 pessoas e falecido 33.

A Autoridade de Saúde dos Açores informa ainda que, “desde 31 de dezembro de 2020 e até 20 de maio, foram administradas nos Açores 106.631 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 68.352 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose e 38.278 pessoas com ambas as doses”, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.475.079 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.018 pessoas dos 845.465 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

APE // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS