Covid-19: Açores com 75 novos casos em São Miguel e um na Terceira

Os Açores subiram para 264 casos ativos de covid-19, depois de registarem 76 novos casos, sendo 75 em São Miguel e um na Terceira, tendo ainda verificado 19 recuperações nas últimas 24 horas.

Covid-19: Açores com 75 novos casos em São Miguel e um na Terceira

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, os casos de São Miguel foram todos detetados em contexto de transmissão comunitária, sendo três no concelho da Lagoa, nove no concelho do Nordeste, oito em Ponta Delgada, três na Povoação, 13 na Ribeira Grande e 39 em Vila Franca do Campo.

Já o caso diagnosticado na Terceira, no concelho de Angra do Heroísmo, é de um viajante não residente, com análise positiva ao 6.º dia.

Há ainda 19 recuperações, todas em São Miguel (14 em Ponta Delgada, duas na Ribeira Grande, uma em Vila Franca do Campo e duas no Nordeste).

A Autoridade de Saúde Regional confirma, depois de terminada a investigação epidemiológica e as análises de 6.º dia aos contactos próximos, que a infeção pelo novo coronavírus recentemente detetada em Santa Maria não se trata de um novo caso, mas antes da presença “de restos virais da primeira infeção, sem capacidade infecciosa”.

“Assim, o caso é considerado como comprovada infeção anterior e esta ilha deixa de contar casos ativos”, esclarece a autoridade.

Houve também um aumento de três internamentos devido à covid-19, passando agora para 10 pessoas hospitalizadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, duas das quais um Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Medidas entraram hoje em vigor

Os Açores têm atualmente 264 casos positivos ativos, sendo 263 em São Miguel (75 no concelho de Ponta Delgada, 104 em Vila Franca do Campo, 45 no concelho do Nordeste, 23 na Ribeira Grande, 12 no concelho da Lagoa, e quatro no concelho da Povoação) e um na ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

Em São Miguel, estão em nível de médio risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em alto risco estão os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo.

As medidas de contenção da pandemia para cada um destes níveis entraram em vigor às 00:00 de hoje.

Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de muito baixo risco.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.431 casos positivos de covid-19 nos Açores.

Morreram 30 pessoas, 4.028 recuperaram, saíram do arquipélago 67 e 42 apresentaram prova de cura anterior.

A região já vacinou 56.725 pessoas com 15 ou mais anos, das quais 17.722 já levaram as duas doses da vacina contra a covid-19.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

LEIA AINDA
«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde
«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde
«Não haverá um regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisou Marta Temido, ministra da Saúde, em conferência de imprensa. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS