Covid-19: Açores com 48 novos casos e 58 recuperações

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 48 novos casos de covid-19, 58 recuperações e treze internamentos, totalizando 533 pessoas infetadas, anunciou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

Covid-19: Açores com 48 novos casos e 58 recuperações

Na sequência das 1.593 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, verifica-se que 41 dos novos casos foram registados em São Miguel, cinco em São Jorge, um na Terceira e um no Faial. Por concelhos de São Miguel, a maior e mais populosa ilha dos Açores, que regista o maior número de casos, Ponta Delgada tem 19 novas infeções, Vila Franca do Campo oito, Ribeira Grande sete e Povoação tem três.

Segundo o boletim diário, em São Jorge “há um caso ainda por aferir e outros quatro novos casos ligam-se à cadeia de transmissão local primária anteriormente identificada”. A Autoridade Regional de Saúde refere que, “no decurso da investigação epidemiológica, foi determinada a ligação entre casos positivos da ilha de São Jorge e elementos da cadeia de transmissão local existente no concelho da Horta, ilha do Faial”. “Assim, a cadeia em referência passa a ser partilhada entre as ilhas de São Jorge e Faial”, adianta a Autoridade Regional de Saúde.

Na ilha Terceira, o caso diagnosticado no concelho de Angra do Heroísmo, na freguesia de São Pedro, decorre da transmissão comunitária e no Faial há um novo caso na Feteira, ligado à cadeia pré-existente na Horta. Nas últimas 24 horas, verificaram-se 58 recuperações, sendo 41 em São Miguel, nove na Terceira, quatro em Santa Maria, duas no Pico, uma em São Jorge e uma no Faial. Estão hoje internados 13 doentes: nove no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e quatro no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

Açores soma 38 óbitos

A região soma 533 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, sendo 427 em São Miguel, 65 na Terceira, 24 no Faial, nove em São Jorge, quatro em Santa Maria e quatro no Pico. Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma agora partilhada entre Pico e Faial. Foram extintas 223 em todas as ilhas. Estão atualmente em vigilância ativa 1.552 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.169 casos, tendo recuperado da doença 7.441 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 09 de agosto corrente, foram vacinadas nos Açores 155.446 pessoas com a primeira dose (65,7%) e 145.691 com vacinação completa (61,6%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

LEIA AINDA
Covid-19: DGS prepara orientações sobre vacinas não aprovadas pela Agência Europeia
Covid-19: Imunidade de grupo é mito, atira criador da vacina AstraZeneca
Andrew Pollard, responsável por desenvolver a vacina da AstraZeneca – em conjunto com Sarah Gilbert – afirmou que não será possível alcançar a imunidade de grupo com a prevalência da variante Delta. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS