Covid-19: Açores com 36 casos e 41 recuperações

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 36 casos de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, sendo um no Pico, três na Terceira e 32 em São Miguel, registando-se 41 recuperações e cinco internados.

Covid-19: Açores com 36 casos e 41 recuperações

Covid-19: Açores com 36 casos e 41 recuperações

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 36 casos de contágio pelo vírus SARS-CoV-2, sendo um no Pico, três na Terceira e 32 em São Miguel, registando-se 41 recuperações e cinco internados.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores, das 2.953 análises realizadas na região, foi apurado que o caso da ilha do Pico foi diagnosticado nas Bandeiras, no concelho da Madalena, originando uma “nova cadeia de transmissão local primária”.

“Na Terceira foram registados três casos, sendo um no concelho da Praia da Vitória, freguesia de Santa Cruz, e dois no concelho de Angra do Heroísmo (um na Sé e outro na Conceição). Do total, um caso está por aferir e outros dois decorrem de análises de rastreio a viajantes, não residentes, uma de sexto dia e a outra pelo surgimento de sintomas”, refere-se no comunicado.

A Autoridade de Saúde dos Açores ressalva que “considerando a confirmação de que um dos novos casos positivos na Praia da Vitória é contacto próximo de outro caso positivo, reportado em comunicado anterior, foi estabelecida uma cadeia de transmissão local primária na ilha Terceira”.

Os casos em São Miguel dizem respeito a dois viajantes, residentes, um com análise positiva à chegada e outro ao sexto dia, sendo que “todos os restantes casos registados decorrem de transmissão comunitária”.

Por concelhos da ilha de São Miguel, na Ribeira Grande há cinco casos, em Ponta Delgada 17, na Lagoa nove e em Vila Franca do Campo há um novo caso.

Foram registadas 41 recuperações e estão internados cinco doentes, quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e um no Hospital de Santo Espírito, de Angra do Heroísmo.

Os Açores registam 306 casos, sendo 286 em São Miguel, nove na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, dois em São Jorge e um nas Flores.

Estão ativas no arquipélago quatro cadeias de transmissão local primária, uma no Faial, uma na Terceira e duas no Pico, e foram extintas 204 em todas as ilhas, encontrando-se em vigilância ativa 2.033 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.580 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.099 pessoas.

Morreram 34 pessoas, saíram do arquipélago 83 e 58 apresentaram prova de cura anterior.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 30 de junho passado, foram administradas nos Açores 224.012 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 124.738 pessoas com, pelo menos, uma dose (51,4% da população) e 99.274 pessoas com vacinação completa (40,9%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.004.99 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.126 pessoas e foram registados 896.026 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS