Covid-19: Açores com 17 novos casos e 28 recuperações

Os Açores detetaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e 28 pessoas recuperaram da doença, adianta hoje o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.

Covid-19: Açores com 17 novos casos e 28 recuperações

Covid-19: Açores com 17 novos casos e 28 recuperações

Os Açores detetaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e 28 pessoas recuperaram da doença, adianta hoje o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.

No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional adianta que um dos novos casos é “resultante de análise positiva ao 6.º dia a um viajante, residente em Vila Franca do Campo, e os restantes em contexto de transmissão comunitária”, na sequência de 2.644 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório privado não convencionado.

Por concelhos, a Ribeira Grande tem hoje quatro novos casos (dois no Pico da Pedra, um na Matriz e um na Ribeirinha), Vila Franca do Campo um novo caso, em Ponta Garça, e, em Ponta Delgada, há cinco novos casos (dois nos Arrifes, dois na Fajã de Baixo e um nas Capelas). Já no concelho da Lagoa há sete novos casos (seis em Água de Pau e um em Santa Cruz).

A Autoridade de Saúde dos Açores informa ainda que “um caso positivo reportado no passado dia 23, em Velas de São Jorge, apresentou comprovativo de infeção anterior e respetiva recuperação, deixando de contar como caso ativo”. Também nas últimas 24 horas foram registadas 28 recuperações, 21 das quais em São Miguel e sete na ilha Terceira. Hoje estão internados três doentes (menos um do que na quinta-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Açores sem doentes em Cuidados Intensivos

Nos Açores não há nenhum doente com covid-19 em Unidade de Cuidados Intensivos. O arquipélago conta presentemente com 279 casos positivos ativos, sendo 265 em São Miguel, quatro na Terceira, oito no Faial, um em São Jorge e um em Santa Maria. Estão ativas no Faial, duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, concelho da Horta, no Faial. Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.217 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.769 pessoas e falecido 33.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 23 de junho, foram administradas nos Açores 204.508 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 114.502 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 90.006 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

LEIA AINDA
Covid-19: Gouveia e Melo defende aquisição da vacina russa em caso de aval da EMA
Covid-19: Maiores de 18 anos começam a ser vacinados já em julho
No Parlamento, Gouveia e Melo explica que os problemas que têm acontecido na vacinação (com alguns dias bem abaixo do expectável) não aparecem “por falta de capacidade dos nossos sistemas”, mas antes porque não existem “vacinas suficientes”. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS