Corpo de Isabel II sai de Balmoral para cortejo de seis horas até Edimburgo

O caixão com o corpo da Rainha Isabel II de Inglaterra saiu hoje, às 10:06, do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a monarca morreu na quinta-feira, e iniciou um cortejo de seis horas até Edimburgo.

Corpo de Isabel II sai de Balmoral para cortejo de seis horas até Edimburgo

O corpo da Rainha Isabel II permanecerá na Escócia até terça-feira, dia em será levado para Londres, para as cerimónias de homenagem na capital inglesa e o funeral de Estado, marcado para 19 de setembro. Até agora, o corpo tinha estado no Salão de Baile do Castelo de Balmoral, onde permaneceram vários membros da família, nomeadamente três filhos (princesa Ana, e príncipes André e Eduardo), e alguns dos netos.

11 de setembro: Teorias da conspiração em torno do ataque terrorista que aconteceu há 21 anos
Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, e contra o Pentágono, em Washington, marcaram e redefiniram o Mundo. Contudo, passados 21 anos, ainda se questiona o que realmente se passou naquele trágico dia (… continue a ler aqui)

O cortejo funerário avançará em marcha lenta e fará hoje paragens em cidades como Aberdeen e Dundee, antes de chegar a Edimburgo, o que está previsto para acontecer por volta das 16:00. Em Edimburgo, ficará em repouso na Sala do Trono do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial dos monarcas britânicos na Escócia, até segunda-feira à tarde, quando seguirá para a Catedral de Santo Egídio, na mesma rua, a cerca de um quilómetro de distância. Ficará na catedral de Santo Egídio 24 horas, com acesso permitido à população, para quem quiser homenagear a rainha que reinou durante 70 anos. O caixão será transportado para Londres por avião na terça-feira, primeiro para o Palácio de Buckingham, e depois, na quarta-feira à tarde, para o Palácio de Westminster, o edifício do parlamento. A rainha ficará em câmara ardente no Salão de Westminster, que estará aberto à população até segunda-feira de manhã, dia do funeral.

Até agora, o corpo tinha estado no Salão de Baile do Castelo de Balmoral

A Rainha Isabel II morreu em 08 de setembro aos 96 anos e teve um reinado de 70 anos, o mais longo da história do Reino Unido. Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o seu irmão abdicou. Após a morte da monarca, o seu filho primogénito assumiu aos 73 anos as funções de rei como Carlos III.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS