Como o coronavírus limpou os céus da China

A agência espacial norte-americana NASA afirma que o declínio nos níveis de dióxido de nitrogénio se deve «em parte» ao surto do novo coronavírus.

Isolamento de cidades. Largos milhões de cidadãos em quarentena. Proibição de utilização de transportes públicos. Concentrações festivas canceladas. Encerramento de unidades industriais. Estes são alguns dos motivos pelos quais a epidemia do novo coronavírus pode estar a ser responsável pela diminuição em larga escala dos níveis de poluição atmosférica na China, como o demonstram imagens de satélite divulgadas pela NASA. A redução dos níveis de dióxido de nitrogénio (NO2) deve-se, «pelo menos em parte», ao surto do novo coronavírus, afirma a agência espacial norte-americana.

LEIA DEPOIS
Covid-19-. Lei de internamento compulsivo poderá ser revista, existe apenas para doentes mentais

Como o coronavírus limpou os céus da China

Coronavírus provoca acentuada queda dos níveis de poluição na China
Os céus da China antes da quarentena (à esq.) e durante a quarentena (à dir.)

De acordo com a NASA, os níveis de dióxido de nitrogénio, gás altamente nocivo, decaíram em fevereiro comparativo a janeiro, antes de as autoridades chinesas terem imposto as medidas de isolamento à população. O declínio coincidiu com as restrições de transporte e de produção industrial e com o momento em que milhões de pessoas foram obrigadas a ficar de quarentena. À esquerda, a imagem mostra a concentração de NO2 sobre a China entre 1 e 20 de janeiro, antes da quarentena. À direita, o céu limpo, entre 10 e 25 de fevereiro, durante a quarentena.

LEIA MAIS
Covid-19: Ministro da Economia diz não existirem preocupações sobre stock farmacêutico

Impala Instagram


RELACIONADOS