Coronavírus | OMS alerta que o mundo tem de se preparar para “eventual pandemia”

A Organização Mundial de Saúde avisa que o mundo tem de se precaver para uma “eventual pandemia” do coronavírus, considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos. Especialistas alertam que Portugal pode não estar preparado.

Coronavírus | OMS alerta que o mundo tem de se preparar para

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisa que o mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia” do coronavírus, considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje que o mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus, considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa em Genebra.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira, 25 de fevereiro

Portugal pode não estar preparado para enfrentar surto, alertam especialistas

No início deste mês de fevereiro, peritos portugueses alertaram, num artigo publicado na Acta Médica, que Portugal pode não estar preparado para enfrentar o novo coronavírus e que não aprendeu com a gripe aviária e a infeção respiratória aguda grave.

um artigo publicado esta quinta-feira na Revista Científica da Ordem dos Médicos, os especialistas escrevem: “É possível que ainda não estejamos preparados para responder a um caso suspeito de coronavírus (2019-nCov). A falta de preparação que testemunhámos no primeiro caso suspeito (que felizmente não foi confirmado) deve ser usada para ajudar os serviços de saúde a corrigir os seus erros e estar mais bem preparados”.

«Deveríamos garantir que o país está preparado para conter a doença rapidamente»

“Estas lições deveriam ter sido aprendidas há muito tempo, depois das emergências da H5N1 gripe aviária, SARS [síndrome respiratória aguda grave], a pandemia H1N1 e a Mers-Cov [síndrome respiratória do Médio Oriente]”, escrevem a pneumologista Raquel Duarte, da Faculdade de Medicina do Porto, Isabel Furtado, do serviço de infecciologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Luís Sousa, do departamento de Saúde Pública da ARS do Norte, e Carlos Carvalho, também desta ARS e do Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar.

Os peritos defendem ainda: «Mais do que estarmos preocupados com um número (…), deveríamos garantir que o país está preparado para conter a doença rapidamente após o surgimento de um caso suspeito ou num contágio de uma pessoa saudável”. Sobre a quarentena, os especialistas consideram que “deve ser considerada a liberdade de cada um, mas que a defesa da saúde pública deve ser sempre prioritária».

Lembram que esta nova epidemia é um teste à capacidade do país para enfrentar uma ameaça que se repetirá ao longo dos tempos. “De cada vez, devemos aprender com os erros para estar cada vez mais bem preparados”, sublinham, no artigo com o título “The 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV): Novel Virus, Old Challenges”. [O Novo Coronavírus de 2019: Novo vírus, velhos desafios].

LEIA MAIS
Carro abalroa várias pessoas em desfile de Carnaval na Alemanha
Segurança Social faz visita técnica a IPSS que deixou menina esquecida dentro de carrinha

Impala Instagram


RELACIONADOS