Coronavírus ainda não é uma pandemia segundo a Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial da Saúde considera que a epidemia do novo coronavírus que surgiu na China não é ainda uma pandemia.

Coronavírus ainda não é uma pandemia segundo a Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta terça-feira, 4 de fevereiro, que a epidemia do novo coronavírus que surgiu na China não é ainda uma pandemia. “Atualmente, não estamos em situação de pandemia”, termo que se aplica a uma situação de disseminação global de uma doença, disse à imprensa Sylvie Briand, diretora do departamento de preparação global para os riscos infecciosos da OMS.

LEIA DEPOIS
Governo dá apoio a quem queira viver no interior. Saiba quais os municípios abrangidos

Não há evidências de mutação do vírus

Na mesma conferência de imprensa, Sylvie Briand afirmou também que até à data não há evidências de mutação do vírus. “É um vírus bastante estável”, explicou, alertando para o facto de os infetados devem usar máscara e os que não estão devem seguir as recomendações dos especialistas e lavar bem as mãos.

O novo coronavírus (2019-nCoV), que surgiu em dezembro passado em Wuhan, capital da província de Hubei, já provocou 426 mortos e infetou mais de 20.400 pessoas. Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países. A OMS declarou na quinta-feira, 30 de janeiro, uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

LEIA MAIS
Coronavírus | Cidadão belga infetado viajou com portugueses no A380
Salários em Portugal mais baixos do que há 10 anos

Impala Instagram


RELACIONADOS