Coronavírus. Quase 3 milhões de pessoas poderão ter de ficar casa

Coronavírus. O Governo decidiu o fecho de todas as escolas, assim como de creches e de centros de ATL. Perto de 1,4 milhões de alunos – mais os pais – poderão ter de ficar em casa.

Coronavírus. Quase 3 milhões de pessoas poderão ter de ficar casa

Deverão ser cerca de 1,4 milhões de anos com idade inferior a 12 anos a ter de ficar em casa, acompanhados pelo mesmo número de pais. O número de pessoas em ‘quarentena’ poderá, por isso, ascender a perto de três milhões de portugueses, mais precisamente 2,8 milhões. A medida – uma de 30 anunciadas ontem à noite, 12 de março – anunciada pelo primeiro-ministro servirá para reduzir o risco de propagação do novo coronavírus. que já se confirmou ter deixado 78 portugueses – em território nacional – com a doença Covid-19.

LEIA DEPOIS
Caldas da Rainha. Mulher de 62 anos viveu com o cadáver do pai 6 meses em casa

Coronavírus leva a suspensão de aulas presenciais a partir de segunda-feira

António Costa anunciou que a partir de segunda-feira, 16 de março, serão suspendidas «todas as atividades letivas presenciais até ao período das férias da Páscoa, sendo a medida sujeita a reavaliação no dia 9 de abril». Nesse dia, véspera de Sexta-feira Santa, Governo decidirá sobre se implementa novas medidas relativas ao terceiro período letivo. Recorrer ao ensino à distância será uma das hipóteses, mantendo os alunos em casa.

Mecanismo especial que assegure a remuneração parcial dos pais

Para os pais dos alunos até aos 12 anos que precisarão de ficar com os filhos em casa, António Costa não detalhou os apoios. «A lei prevê o apoio à remuneração dos trabalhadores por conta de outrem que tenham de dar apoio familiar. Assim como remunera as situações de baixa. Mas a lei não prevê qualquer medida para situações como esta», defendeu. Embora não tenha adiantado data, o primeiro-ministro explicou que será criado «um mecanismo especial que assegure a remuneração parcial em conjunto com as entidades patronais, de forma a minorar o impacto negativo no rendimento das famílias nestas situações».

LEIA MAIS
Quarentena: Sport TV grátis e oferta de 10GB de internet [saiba como ativar a oferta]

Impala Instagram


RELACIONADOS