Coronavírus: Lojistas de Macau pedem apoio financeiro ao Governo

Representantes da Associação de Cooperação dos Lojistas de Macau entregaram hoje ao Governo uma petição para pedir “subsídio mensal” devido a uma “quebra brutal dos negócios”.

Coronavírus: Lojistas de Macau pedem apoio financeiro ao Governo

Representantes da Associação de Cooperação dos Lojistas de Macau entregaram ao Governo uma petição para pedir “subsídio mensal” devido a uma “quebra brutal dos negócios”, na sequência da epidemia do coronavírus. A petição, com mais de 1200 subscritores de pequenas e médias empresas (PME) locais, é dirigida ao chefe do executivo, Ho Iat Seng, para que seja atribuído “um subsídio mensal como fundo perdido” para ajudar as empresas a “ultrapassar as atuais dificuldades de manutenção das atividades comerciais”, de acordo com um comunicado do deputado português na Assembleia Legislativa de Macau, José Pereira Coutinho.

LEIA DEPOIS
Coronavírus: Mais duas pessoas infetadas em Portugal

As empresas têm registado “numerosos prejuízos devido à quebra brutal dos negócios”, devido à ausência de consumidores, residentes e turistas, tendo muitas “optado por fechar”, desde que surgiu a doença Covid-19, detetada em dezembro passado na China, acrescentou a mesma nota. “Muitas das nossas empresas estão ainda a pagar dívidas aos bancos devido às tragédias naturais, como o tufão Hato”, em agosto de 2017, referiu José Pereira Coutinho.

Em 13 de fevereiro, o executivo anunciou benefícios fiscais para empresas e população, uma linha de empréstimos bonificados para as PME e medidas de apoio social para reduzir o impacto económico devido ao novo coronavírus. Este é o quarto grupo que Pereira Coutinho acompanhou na entrega de petições ao Governo de Macau.

Executivo vai também entregar vales de consumo eletrónicos para cada residente

O primeiro grupo foi de representantes de 400 motoristas ligados sobretudo a agências de turismo, mas também de autocarros dos casinos de Macau, o segundo apelou em nome de 300 taxistas. A 26 de fevereiro foi a vez de um grupo de cerca de 2.400 PME pedir apoio financeiro ao Governo de Macau.

Na altura, Pereira Coutinho considerou as medidas do Governo insuficientes e defendeu a concessão às PME de empréstimos a fundo perdido, mediante “regras internacionais”, contabilizando o “volume de negócio e o número de empregados” de cada empresa.

Além das medidas para as PME, o Governo anunciou, a 31 de janeiro, que vai antecipar para abril o pagamento da comparticipação pecuniária anual, no valor de 10 mil patacas (1100 euros) e de seis mil patacas (690 euros) para residentes permanentes e não permanentes, respetivamente.

O executivo vai também entregar vales de consumo eletrónicos para cada residente de Macau no valor de três mil patacas (350 euros), que podem ser utilizados em restaurantes, lojas, supermercados, entre outros. Macau, que registou dez casos do novo coronavírus, tem atualmente dois pacientes internados.

LEIA MAIS
Coronavírus. Se tem barba ou bigode saiba que deve cortar
Papa Francisco já foi informado dos resultados das análises ao coronavírus

Impala Instagram


RELACIONADOS