Coronavírus | Epidemia e pandemia são a mesma coisa?

Epidemia e pandemia aplicam-se quando se verifica disseminação de doenças. Mas com o surto do coronavírus, nem todos têm usado o termo de forma correta.

A questão surge com o novo coronavírus – o sétimo, desde que há registos, batizado por covid-19 – e nem sempre está a utilizar-se o termo certo. Afinal, trata-se de epidemia ou de pandemia? Em qualquer dos casos, somos de imediato transportados para cenários alarmantes, com sistemas de saúde sobrecarregados, falhas na resposta às populações e quantidades enormes de mortos. A associação é legítima, mas inicialmente nada têm que ver com o que significa cada um dos termos. Assim, quando devemos usar os termos epidemia e pandemia?

LEIA MAIS
GNR revela fotos dos cães subnutridos do cavaleiro João Moura

O novo coronavírus está na fase epidémica ou pandémica?

Quando uma doença, como a do novo coronavírus, surge com frequência forma do comum numa determinada região num período limitado, estamos na presença de uma epidemia. Só quando a epidemia se alastrar para lá do país – ou, em certos casos, do continente – onde surgiu o foco da doença é correto usarmos o termo pandemia. Assim, no caso do coronavírus, estamos – ainda – na presença de uma epidemia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Impala.pt (@impala.pt) a

Impala Instagram


RELACIONADOS