Consumidores desconfiados dos produtos ditos “amigos do ambiente”

Pouco informados e muito desconfiados das alegações ambientais – assim se consideram os consumidores europeus que ouvimos num inquérito europeu sobre o impacto ambiental dos detergentes usados em nossas casas.

Consumidores desconfiados dos produtos ditos

Consumidores desconfiados dos produtos ditos “amigos do ambiente”

Pouco informados e muito desconfiados das alegações ambientais – assim se consideram os consumidores europeus que ouvimos num inquérito europeu sobre o impacto ambiental dos detergentes usados em nossas casas.

Apesar de a maioria dos consumidores (70%) prestar pelo menos alguma atenção ao impacto ambiental dos detergentes de uso doméstico quando os compra, apenas 16% são bastante influenciados. São também poucos (12%) os que se consideram bem informados sobre o assunto. Os restantes afirmam que não têm a informação mínima necessária, mas também consideram que enviar os consumidores para os sites dos fabricantes, para obterem mais informação, simplesmente não funciona – são muito poucos (2%) os que admitem fazê-lo.

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Esta desinformação, e aparente desinteresse, funda-se na desconfiança com que olham para as alegações ambientais dos detergentes. Quase 60% dos portugueses consideram esta informação mera estratégia de marketing, sem qualquer tradução prática e verdadeira. Para facilitar a verificação destas mensagens, e a sua veracidade, os consumidores (93%) reclamam uma uniformização da forma de apresentação das alegações ambientais – um logótipo comum ou cores uniformizadas são duas das sugestões apresentadas.

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Consumidores entendem a importância dos produtos “amigos do ambiente”, mas consideram-se mal informados

Estes dados estão em linha com as conclusões de uma ação no terreno recentemente dinamizada pela Deco Proteste, em conjunto com uma das maiores cadeias portuguesas de grandes superfícies, na área da Sustentabilidade – muitos consumidores entendem a importância do tema, mas consideram-se mal informados, e confiam pouco nas alegações apresentadas por muitos produtos, temendo que não passem de meras estratégias publicitárias.

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Para contribuir para a melhoria deste diagnóstico, a Deco Proteste, em conjunto com organizações congéneres de Espanha, Itália e Bélgica, está a desenvolver o projeto CLEAN, que tem como principais objetivos prestar informação fiável e verificável e alertar os consumidores para alegações falsas ou abusivas. Até maio de 2021, o projeto estudará o setor dos detergentes domésticos.

Ficha técnica:
Entre 25 e 29 de setembro, foi enviado um questionário via e-mail a uma amostra da população portuguesa adulta entre os 25 e os 74 anos. No total, recebemos 621 respostas válidas, que foram ponderadas de acordo com o género, a idade, a região do País e as habilitações literárias dos inquiridos, por forma a refletirem a realidade nacional.

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