Cirurgia inédita: mãe doa intestino e salva vida da filha

A mãe de Serena, de três anos, salvou-lhe a vida através de cirurgia inédita. Doou doou parte do intestino delgado à criança, que precisava de transplante urgente.

A cirurgia inédita no Brasil foi feita pela equipa médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e durou cerca de 12 horas. Serena teve alta na última quinta-feira, 9 de maio, e já consegue alimentar-se por via oral. Com Síndrome do Intestino Curto, condição decorrente da Artresia de Cólon – malformação ou ausência de parte do intestino delgado –, a menina já tinha sido submetida a uma bateria de cirurgias. Em nenhuma delas foi possível reconstruir-lhe. A cada operação, Serena perdia mais alguns centímetros do seu intestino delgado – responsável pela absorção dos alimentos – que ficou com apenas 5cm. Perdeu também metade do intestino grosso, responsável pela digestão do alimento e pela evacuação.

LEIA DEPOIS
Estados Unidos bombardeiam forças de segurança por engano

Antes desta cirurgia inédita, a criança já tinha sido operada 8 vezes

«Nos primeiros seis meses, a Serena já tinha feito oito cirurgias de intestino. Na última, o cirurgião disse que não havia mais nada a fazer. Ela não tinha intestino para comer e sobreviver», diz Priscila Carvalho. A criança agora submetida a esta cirurgia inédita não podia alimentar-se por via oral e já recebia nutrição intravenosa, conhecida como nutrição parenteral. Usada por muito tempo, contudo, pode comprometer o funcionamento de órgãos, como o fígado e o rim.

No Facebook, os pais agradecem por tudo e pedem: «Seja doador»

«Mais uma etapa vencida, estamos de alta! Hoje, depois de tantas fases, tantos medos, estamos aqui pra dizer que está tudo Bem, tudo muito Bem, com muita alegria mudamos para um ciclo novo e livre dos “fios”. Estivemos nas mãos dos melhores médicos, com as melhores perspectivas, mas sempre com os pés bem no chão, sabendo de tantos riscos (superando um a um). Obrigado aos Dr. Rodrigo Vincenzi, Dr. João Seda, Dr. Paulo Chapchap por toda dedicação no caso da Serena, somos muito gratos pela vida dela e por saber que existem profissionais sempre buscando o melhor.

«Serena está há 16 dias sem nutrição na veia, 9 dias sem soro na veia»

Também gostaríamos de agradecer a toda equipe de reabilitação intestinal do Hospital Municipal infantil Menino Jesus, todos os profissionais que cuidaram e dedicaram tanto amor no Hospital Sírio Libanês, Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês. Vocês sao muito especiais na nossa história. Serena nasceu com uma ma formação, diversas cirurgias e o diagnóstico de síndrome do intestino curto, dependente de nutrição parenteral na veia. Hoje, 2 meses e meio depois do transplante de intestino, Serena está há 16 dias sem nutrição na veia, 9 dias sem soro na veia.
Isso significa que o intestino está dando conta de toda absorção que ela precisa, significa que Serena esta “sem fios”!!! Precisaremos ficar perto da equipe neste início e adaptação pós transplante, mesmo fora do hospital, mudamos provisoriamente para São Paulo, devido a frequência de exames e acompanhamento médico e nutricional. Continuem espalhando esperança, seja doador»

LEIA MAIS
Previsão do tempo para domingo, 19 de maio
Cordões dos cortinados podem matar [vídeo alerta para caso de morte]
Berardo recebeu 48 milhões em benefícios fiscais em três anos

Impala Instagram


RELACIONADOS