Cientistas descobrem alternativa aos antibióticos no tratamento de infeções

Uma equipa de cientistas, incluindo o português Pedro Oliveira, descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias patogénicas, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos, aos quais ganham resistência, foi hoje divulgado.

Cientistas descobrem alternativa aos antibióticos no tratamento de infeções

O trabalho, publicado na revista científica Nature Microbiology, incidiu na bactéria ‘Clostridioides difficile’, na origem de muitas infeções que ocorrem nos hospitais e que, nos casos mais graves, levam à morte dos doentes. O estudo teve como primeiro autor Pedro Oliveira, que trabalha no Instituto de Genómica de Mount Sinai, nos Estados Unidos. O investigador explicou à Lusa que foram inativadas na bactéria proteínas que estão envolvidas na modificação do ADN (material genético), procedimento que a tornou «num estado quase morta», sem reação. As proteínas chamam-se ‘metiltransferases’ de ADN (MTases). Sem elas, a ‘Clostridioides difficile’ perde «muita da sua capacidade em formar esporos», células que a tornam resistente «à maioria dos desinfetantes hospitalares e rotinas de limpeza», levando-a a adquirir «características virulentas» nem sempre combatidas com sucesso com antibióticos.

LEIA DEPOIS
Muçulmana grávida atacada violentamente em restaurante [vídeo]

Importante avanço para inibir infeções como E.coli e a salmonella

O que a equipa científica fez foi modificar os genes que expressam as proteínas MTases. Ao deixar de produzir MTases, a bactéria ficou mais fraca, menos resistente e menos capaz de se propagar. Para Pedro Oliveira, «o mais interessante» é que as proteínas MTases «são quase universais em bactérias», isto é, podem ser detetadas não só na ‘Clostridioides difficile’, mas também noutras bactérias causadoras de infeções, como a ‘E.coli’ e a ‘salmonella’, o que significa, a seu ver, que um tratamento alternativo aos antibióticos para a ‘Clostridioides difficile’ pode ser replicado noutras bactérias para «diminuir a virulência e a patogenicidade».

O plano B para quando falharem os antibióticos

«No atual cenário global de crescente resistência aos antibióticos, esta estratégia assume-se definitivamente como um plano B promissor para combater infeções de origem bacteriana», sustenta o investigador. Numa próxima etapa, os cientistas propõem-se desenvolver e testar medicamentos que consigam inibir as proteínas MTases. No estudo, o grupo de investigação sequenciou o ADN de várias estirpes da bactéria ‘Clostridioides difficile’, isolada de 36 doentes, usando uma técnica de sequenciação que permite visualizar como os genes funcionam.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta terça-feira, 26 de novembro
OMS revela quatro países em que vacina do pólio gera mais doentes que o vírus

Impala Instagram


RELACIONADOS