Cientistas descobrem ilha mais a Norte do mundo por acidente

Um grupo de cientistas anunciou, nesta sexta-feira, ter descoberto uma nova ilha na Gronelândia, acreditando tratar-se da “ilha mais a Norte no mundo”.

Cientistas descobrem ilha mais a Norte do mundo por acidente

Um grupo de cientistas anunciou, nesta sexta-feira, ter descoberto uma nova ilha na Gronelândia, acreditando tratar-se da “ilha mais a Norte no mundo”. “A nossa intenção não era descobrir uma nova ilha”, disse o explorador dinamarquês Morten Rasch à agência de notícias Reuters. “Só fomos lá para recolher amostras.”

Inicialmente, a equipa pensou ter chegado a Oodaaq – ilha descoberta em 1978. Mais tarde tarde, ao verificar a localização exata, perceberam que, afinal, estavam noutra ilha, a cerca de 800 metros, na direção noroeste. A ilha tem cerca de 30 metros de diâmetro e surgiu devido a uma movimentação na camada de gelo do ártico. Tem um pequeno pico de três metros de altura e é formada por acumulação de lama e sedimentos que se desprenderam dos glaciares. A equipa quer batizá-la de “Qeqertaq Avannarleq”, que significa “a ilha mais a norte”.

Aquecimento não estará na origem da ilha

Apesar de ter sido exposta pelo deslocamento da camada de gelo, os cientistas afirmam que o aparecimento da ilha não é uma consequência direta do aquecimento global, que tem reduzido a camada de gelo da Gronelândia. Agora, para o território ser considerado parte da Gronelândia ainda é preciso que o governo dinamarquês o reconheça, o que poderá ser feito se a ilha continuar visível mesmo com a maré alta.

LEIA AINDA
Avanço do mar devido às alterações climáticas deixa Portugal em alerta
Avanço do mar devido às alterações climáticas deixa Portugal em alerta
Inundações frequentes em Lisboa e Porto, Peniche voltará a ser uma ilha. Estas são apenas algumas das previsões assustadoras até 2030. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS