Mundo não está preparado para enfrentar desastres naturais

Relatório do Conselho Científico Internacional conclui como “muito improvável” o cumprimento dos objetivos traçados em 2015 para reduzir vítimas e danos de desastres naturais como terramotos, cheias ou tempestades.

Mundo não está preparado para enfrentar desastres naturais

No documento, publicado na terça-feira, os cientistas alertam para a insuficiente preparação, em todo o mundo, para enfrentar desastres naturais, aos quais os governos reagem muitas vezes apenas só quando acontecem. Os cientistas pedem por isso um repensar da gestão de riscos, considerando que “é muito improvável” que os objetivos sejam alcançados.

Para ler depois
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeos]
Portugal pode sofrer a qualquer momento um terramoto e um tsunami semelhante ao que aconteceu na Indonésia, no Natal de 2004, alertam especialistas em sismos (… continue a ler aqui)

Em 2015, a comunidade internacional adotou objetivos do Quadro de Sendai para prevenir novos e reduzir os riscos de desastres existentes, até 2030, através da implementação de medidas económicas, estruturais, legais, sociais, de saúde, culturais, educacionais, ambientais, tecnológicas, políticas e institucionais.

Os desastres naturais que mais cresceram nos últimos anos

Desde 1990, mais de 10.700 desastres, entre terramotos, erupções vulcânicas, secas, inundações, temperaturas extremas, tempestades, afetaram mais de 6 mil milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados das Nações Unidas. No topo da lista estão as cheias e tempestades, multiplicadas pelas alterações climáticas, que representam 42% do total. Estes desastres “minam o progresso do desenvolvimento que tem sido difícil de alcançar em muitas regiões do mundo”, sublinha o relatório.

Em comunicado, o presidente do ISC, o cientista biomédico Peter Gluckman, destaca que, “como a comunidade internacional se mobiliza rapidamente após desastres, como os terramotos na Turquia e na Síria, muito pouca atenção e investimento são direcionados ao planeamento e prevenção de longo prazo”, seja no fortalecimento dos códigos de construção ou no estabelecimento de sistemas de alerta.

“Os múltiplos desafios dos últimos três anos destacaram a necessidade fundamental de uma melhor preparação para futuros desastres”, acrescentou Mami Mizutori, representante especial das Nações Unidas para a Redução de Riscos. “Precisamos fortalecer a infraestrutura, as comunidades e os ecossistemas agora, em vez de reconstruí-los mais tarde”, acrescentou.

Para ler também
Crocodilos matam duas mulheres durante as cheias em Moçambique
Duas mulheres morreram no distrito de Chibuto, sul de Moçambique, atacadas por crocodilos durante as cheias dos últimos dias, anunciaram hoje as autoridades (… continue a ler aqui)

Desastres climáticos custam 310 milhões de euros por ano

O relatório chama a atenção para um problema de alocação de recursos, mostrando que apenas 5,2% da ajuda aos países em desenvolvimento para desastres, entre 2011 e 2022, foi dedicada à redução de riscos, com o restante alocado para socorro e reconstrução pós-desastre. O ISC apela ainda a sistemas de alerta precoce, salientando que o aviso de uma tempestade com 24 horas de antecedência pode reduzir os danos em 30%.

Um outro relatório, publicado no final de janeiro pela Assembleia Geral das Nações Unidas, destacava também que os países “não estavam no caminho certo” para atingir os objetivos de Sendai. O número de pessoas afetadas todos os anos por desastres climáticos está a aumentar, assim como os danos diretos, que atingem uma média de 330 mil milhões de dólares (310 mil milhões de euros) por ano entre 2015 e 2021.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS