Castro Marim, Tavira e Alcoutim em risco máximo de incêndio

O cálculo de risco é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Castro Marim, Tavira e Alcoutim em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Castro Marim, Alcoutim e Tavira, em Faro, estão hoje em risco máximo de incêndio e outros 16 concelhos do centro e sul em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

LEIA MAIS: O que explica este mês de julho ser o mais frio dos últimos 30 anos?

No Algarve, em risco “muito elevado” de incêndio estão ainda os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé e São Brás de Alportel.

Em risco “muito elevado” estão também os concelhos de Almodôvar e Mértola (Beja), de Marvão, Gavião e Nisa (Portalegre), Vila Nova da Barquinha, Abrantes e Mação (Santarém) e Vila de Rei, Vila Velha de Rodão e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

O restante território nacional apresenta risco moderado a elevado de incêndio, à exceção da generalidade dos concelhos do litoral norte, que apresentam um risco reduzido.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “reduzido” e “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na sexta-feira para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

LEIA MAIS: Dois feridos em despiste de «carro de cestos» na Madeira

A previsão, diz a ANPC, é que as condições climatéricas se agravem na segunda-feira, em termos de índices de risco de incêndio, no interior norte e centro, em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos de Guarda e Castelo Branco.

A ANPC recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.

As previsões para os próximos dias indicam vento moderado a forte na faixa costeira e nas terras altas, com diminuição da intensidade a partir de domingo, e temperaturas máximas entre os 30 e os 35 graus celsius no interior e entre os 24 e os 26 no litoral. Hoje e na segunda-feira prevê-se uma ligeira subida das temperaturas.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para este sábado, 21 de julho de 2018

 

Impala Instagram


RELACIONADOS