Casos confirmados de varíola dos macacos aumentam para os 231 em Portugal

A autoridade de saúde confirmou hoje mais 22 casos de infeção pelo vírus da varíola dos macacos em Portugal, totalizando até agora 231 situações de homens infetados que se encontram clinicamente estáveis.

Casos confirmados de varíola dos macacos aumentam para os 231 em Portugal

Segundo anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), todos os casos de varíola dos macacos confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. A maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve, adiantou ainda a DGS, que avança também que os casos identificados se mantêm em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

Para ler depois
Comissão Europeia adquire 110 mil doses de vacinas de 3.ª geração para a varíola dos macacos
A Comissão Europeia comprou quase 110 mil doses de vacinas em resposta ao surto de varíola dos macacos (monkeypox) na Europa e que começam a ser proporcionalmente distribuídas no final de junho nos países que já as autorizaram (… continue a ler aqui)

A Comissão Europeia comprou quase 110 mil doses de vacinas em resposta ao surto de varíola dos macacos (monkeypox) na Europa e que começam a ser proporcionalmente distribuídas no final de junho nos países que já as autorizaram. O contrato para a aquisição de 109.090 doses da vacina de terceira geração da farmacêutica Bavarian Nordic foi hoje concluído pela autoridade europeia de preparação e resposta a emergências de saúde pública saúde (HERA, no acrónimo inglês).

De acordo com as autoridades de saúde, a manifestação clínica da Monkeypox é geralmente ligeira, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar em poucas semanas da doença. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, calafrios, exaustão, evoluindo para uma erupção cutânea. O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21 e, quando a crosta cai, a pessoa infetada deixa de ser infecciosa.

Impala Instagram


RELACIONADOS